Diversão e Arte

Wagner Tiso faz show hoje com Victor Biglione no Sesi Taguatinga

O guitarrista também é um dos convidados do CD novo do maestro, com temas feitos para o cinema.

postado em 03/11/2011 09:01

Wagner Tiso anda cheio de planos, entre eles, festejar os 40 anos do Clube da Esquina, disco marco da MPB

O arquiteto do Clube da Esquina está no ;quadradinho; do DF para uma miniturnê. Wagner Tiso se apresenta hoje, de graça, no Centro Cultural Sesi de Taguatinga, ao lado do guitarrista argentino Victor Biglione. Na próxima terça, depois de uma passagem por Goiânia, ele volta para uma performance de piano solo no palco intimista do Feitiço Mineiro.

O maestro e arranjador celebra este momento, em que retoma a parceria com Biglione, músico que transita habilmente entre a música brasileira, o jazz e o blues. Juntos, eles gravaram o álbum ao vivo Tocar a poética do som, em 2003. E devem pinçar dali os arranjos para temas como Sonho de carnaval (Chico Buarque) e Vera Cruz (Milton Nascimento/Márcio Borges). ;O Victor é um excelente improvisador, o que me dá a chance de mostrar minha veia jazzística;, elogia.

Neste ano, que marca os 40 anos do Clube da Esquina, disco que elevou o sucesso dos mineiros a um novo patamar, Wagner espera rever os amigos Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta e Cia. ;De repente, a gente consegue reunir a turma. Mas, em Belo Horizonte, a gente vai fazer com certeza uma apresentação com a Sinfônica de Minas;, avisa.

Na verdade, Tiso já está planejando outros festejos, como o aniversário de Milagre dos peixes ao vivo, também de Milton. Gravado no Teatro Municipal de São Paulo, em 7 e 8 de maio de 1974, o trabalho proporcionou ao maestro a chance de testar arranjos progressivos e orquestrais com sua banda Som Imaginário. Vem pela frente ainda o tributo a Todas as teclas, disco que Wagner dividiu com Cesar Camargo Mariano em 1984.

Não falta é trabalho para o músico, que mal começou a divulgar seu novo CD, Outras canções de cinema. Nele, repassa, ao lado do violoncelista Marcio Malard, temas que integraram trilhas sonoras e, por isso, circularam pouco. Foram contempladas cinco películas: O Guarani (1996), O toque do oboé (2000), Vida de menina (2005), Os desafinados (2008) e Duas mulheres (2010). Fecham o repertório duas parcerias inéditas com Geraldo Carneiro, Canção 1 e Canção 3. O álbum, com 13 faixas, foi gravado com Victor Biglione (violão), Kiko Prazeres (oboé), Daniel Guedes (violino), Mingo Araújo (percussão) e João Baptista (contrabaixo).

O baú de composições para cinema é tão grande, que ele estuda em fazer uma série, com vários volumes ; se possível, orquestrados. ;Nunca se sabe (o que pode acontecer). Coração de estudante, por exemplo, Milton descobriu o instrumental em uma trilha e fez a letra;, recorda. Wagner confessa que precisa ver a cena antes de criar a música. E, o mais curioso: ;Na verdade, eu sempre bolo uma cena para compor, mesmo que não tenha filme. É como se fosse uma encomenda. É isso: a inspiração, para mim, é uma encomenda;.


WAGNER TISO E VICTOR BIGLIONE
Show hoje, às 20h, no Sesi Taguatinga (QNF 24, Área Especial). Entrada franca, com retirada de ingressos a partir das 18h. Classificação indicativa livre. Informações: 3355-9563 e 3355-9566.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação