postado em 06/11/2011 08:00
Tropa de elite 2 ; O inimigo agora é outro é o filme brasileiro de maior bilheteria de todos os tempos, com 11 milhões de espectadores. A partir de 11 de novembro, ele começa a ser lançado nos cinemas dos Estados Unidos. Para a estreia internacional, o filme recebeu o título em inglês Elite squad ; The enemy within. Assim mesmo, sem qualquer pista de que se trata de uma continuação. Lançado no Reino Unido em agosto, o filme foi bem recebido pela crítica inglesa. Veículos como o Daily Telegraph, The Guardian, Daily Express e a revista Empire teceram vários elogios ao filme brasileiro.
O lançamento feito somente agora nos EUA faz parte da estratégia de campanha do filme como concorrente ao Oscar no ano que vem. Aliás, a possível indicação não empolga Paulo Storani, ex-soldado do Bope e preparador de elenco dos dois filmes (leia entrevista). ;Na minha visão estratégica, o público perde em efeito de continuidade, por se tratar de uma continuação. Quem não viu o primeiro filme não sabe a conexão e o que aconteceu anteriormente. Não dá para entender a evolução dos personagens.; A lista com os classificados só será divulgada em 24 de janeiro do ano que vem.
No trailer de divulgação do filme no mercado nacional, as estratégias de erradicação de violência impostas por Nascimento (Wagner Moura) na continuação da série eram preponderantes. ;Depois que eu assumi a Secretaria de Segurança Pública, nós passamos a ter 16 equipes táticas. Eu transformei o Bope numa máquina de guerra;, explica a voz off do personagem, promovido a subsecretário no Rio de Janeiro.
Internet
Já em duas versões do trailer do mesmo filme criado para o mercado internacional disponível na internet, as digressões de Nascimento foram retiradas da propaganda feita para exportação. Nos dois casos, a montagem ressalta as cenas de ação em detrimento da visão social da violência carioca. Num deles, o oficial da PM é tratado como ;o tira mais durão do Rio;. ;É como você comemorar o Natal e ao mesmo tempo ganhar um cachorrinho de presente;, comemora confiante Dylan Marchetti, fundador da Variance Films, uma das empresas distribuidoras do filme nos EUA (a outra é a New Line) sobre o possível sucesso do Tropa em terras ianques.
;É uma história tensa, com boas atuações, escrita de maneira tão inteligente que você começa a questionar seus próprios conceitos políticos. E então, sem aviso, essas cenas de ação inacreditavelmente movimentadas explodem na tela. Tudo com contexto real das favelas do Rio;, detalha Marchetti no material promocional do filme. A primeira cidade em que Tropa será lançado nos Estados Unidos vai ser Nova York. Em seguida, a meca do cinema norte-americano, Los Angeles. Até 9 de dezembro, o filme chegará a cinemas de Washington e Ilinois.