Diversão e Arte

Sobradinho comemora com 11 horas de festa o 91º aniversário de Seu Teodoro

postado em 09/11/2011 11:20
Teodoro Freire, o maranhense que introduziu a cultura do bumba meu boi no Distrito Federal, faz 91 anos. E a comemoração do seu aniversário será com pompa e circunstância, incluindo a execução do Hino nacional e um dia embalado por nove horas de apresentações de bois e tambores de folia do cerrado e da terra natal de seu Teodoro. A festa, que começa às 10h e segue até as 21h, com direito a churrasco no almoço, é mais grandiosa do que nas outras edições. ;As anteriores foram mais caseiras, reuniam a família e uns amigos. Mas resolvemos dar um toque especial. Como ele esteve muito doente, este ano decidimos fazer de tudo para agradá-lo;, afirma Guarapiranga Freire, filho do mestre maranhense e herdeiro de seu legado artístico.
Seu Teodoro na 48ª edição da folia do boi, em agosto: festa de aniversário, agora, é a maior dos últimos anos
Pela primeira vez, a celebração incluiu atrações maranhenses. Da manhã ao fim da tarde, a programação será pontuada por apresentações do boi e do tambor de crioula da Fé em Deus, com mais de sete décadas de existência e o primeiro a inserir elementos decorativos, como miçangas e canutilhos, na indumentária dos brincantes. A Cia. Barrica, um dos bois mais grandiosos do estado, também virá prestar homenagem ao conterrâneo. Trará na bagagem os espetáculos A natalina paixão e Bicho terra. ;O primeiro é mais religioso; o segundo, mais carnavalesco;, destaca Guarapiranga. Serão, ao todo, 11 atrações.

O próprio boi e o tambor de crioula de Seu Teodoro, que será batizado, estão entre as brincadeiras programadas para a manhã. ;Todos os anos trocamos a indumentária e, no batizado, rezamos para São Benedito, de quem somos devotos, abençoar o novo traje;, explica o filho de Teodoro.

Do repente ao samba
E nem só de boi será feita a festança. Também haverá repentes (com João Santana e Zé do Cerrado), emboladas (show de Roque e Terezinha) e outros ritmos nordestinos (com Mestre Zé do Pife e as Juvelinas), além de sambas (o grupo Luz do Samba animará o almoço), tradições das quais o homenageado é fã. De Planaltina, o coco do grupo Cokumã dará a tônica das tradições goianas. E ainda haverá espaço para artistas fazerem declamações e prestarem tributos ao maranhense.

Diagnosticado com enfisema pulmonar, Seu Teodoro assustou a família por seu estado de saúde nos últimos três anos. Durante a festa da matança do gado, realizada em agosto passado, ele foi carregado para um camarote, de onde assistiu à sucessão dos grupos respirando com o auxílio de uma garrafa de oxigênio. A garrafa continua a seu lado, mas o filho garante que o quadro é de melhora. ;Ele agora está muito bem. Andou deprimido com o tratamento de saúde, mas está revitalizado. Nossa expectativa é que ele acompanhe a festa toda;, relata.

Guarapiranga aproveitará a folia para apresentar à comunidade, e ao pai, o projeto da nova sede do Centro de Tradições Populares, mantido pela família, e onde o aniversário será celebrado. O espaço deverá contar com área três vezes maior do que o centro atual, com 400 metros quadrados. ;O prédio antigo será transformado em museu, onde ficarão guardadas as fotos, os trajes e os instrumentos;, adianta.


Aniversário do Mestre Teodoro
Hoje, das 10h às 21h, na Quadra 15, Área Especial N; 2, Sobradinho. Entrada franca. Classificação indicativa livre


Programe-se
10h ; Abertura e execução do Hino nacional
10h15 ; Lançamento do projeto arquitetônico da nova sede do Centro de Tradições Populares
10h30 ; Bumba meu boi do Seu Teodoro
11h ; Batizado do tambor de crioula do Seu Teodoro
12h30 ;Repentistas João Santana e Zé do Cerrado
13h ; Almoço ao som da banda Luz do Samba
14h ; Boi da Fé em Deus (MA)
14h30 ; Mestre Zé do Pife e as Juvelinas
15h ; Tambor de crioula da Fé em Deus (MA)
15h30 ; Roque e Terezinha ; O melhor da embolada
16h ; Cia. Barrica ; A natalina paixão (MA)
16h30 ; Coco Cokumã
17h ; Declamação de artistas e convidados ao mestre Teodoro
17h30 ; Cia. Barrica ; Bicho terra (MA)
18h ; Parabéns
19h ; Confraternização dos tambores de crioula do Seu Teodoro e da Fé em Deus.
21h ; Encerramento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação