Diversão e Arte

Brasilienses dividem espaço com escritores consagrados na Feira do Livro

postado em 12/11/2011 13:20

A 30; Feira do Livro de Brasília começou na sexta-feira (11/11) e segue até domingo (20). O evento acontece no Pavilhão de Exposições da ExpoBrasília, localizado no Parque da Cidade. Entre as obras expostas, quem visitar a feira vai encontrar o lançamento de uma dupla de escritoras brasilienses. Ruth Souza e Roberta Ribeiro lançam uma coleção de autoajuda para crianças, "Faça seu mundo melhor", com seis livros.

De acordo com as autoras, a coleção tem como objetivo ajudar as crianças a enfrentar situações consideradas complexas, como a dificuldade de relacionamento na escola, problemas familiares e baixa autoestima. "Mais que isso, a coleção visa estimular a imaginação e os pensamentos felizes, que possibilitam que a criança tenha uma vida mais leve, além de favorecer a melhoria da autoestima, dos relacionamentos e da aprendizagem", explicou a psicóloga Ruth.

Também autora das obras, a jornalista Roberta Ribeiro afirma que a linguagem dos livros é simples. "Trabalhamos com imagens e incentivamos o uso da imaginação". Ela contou que quando as crianças escolhem uma obra para ler, tendem a não gostar se as palavras utilizadas forem de difícil entendimento. "Se for uma linguagem muito complexa e com termos técnicos, eles não vão entender e o livro vai perder o sentido", conta a autora.

Para a consultora da coleção, Márcia Regina de Avellar Fonseca, as ações tornam-se mais necessárias que as palavras. Em nota, ela afirma que "é preciso sair do discurso recheado de palavras bonitas e passar a agir. Um mundo melhor se constrói que se comprometem com o crescimento individual e coletivo", diz.

A feira, este ano, conta com uma programação bastante variada, que soma mais de 120 horas de atrações, entre oficinas, palestras, conversas com escritores e sessões de contação de histórias para as crianças. A novidade, este ano, é a oficina da maturidade, para entreter o público com mais de 50 anos de idade.

Além de autores nacionais, como Marina Colasanti, uma das vencedoras do Prêmio Jabuti de literatura deste ano, escritores estrangeiros também farão parte do evento, como Boniface Ofogo, da República de Camarões; Yoram Meltzer (Israel); Kngni Alem e Phillipe Davaine (França); Álamo Oliveira e Cristina Taquelim (Portugal); Joe Hayes (EUA); e Wellington Cucurto e Cristian de Nápoli (Argentina).

A entrada na feira é gratuita e, além de oficinas e debates, estão previstas apresentações musicais com artistas locais e nacionais. A programação completa pode ser conferida na página da na internet.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação