Diversão e Arte

Saga Crepúsculo chega ao penúltimo filme, com cenas gravadas no Brasil

postado em 17/11/2011 08:29

Às vezes, o amor pode não se realizar em felicidade linear. Pelo menos é o que parece querer dizer a série cinematográfica Crepúsculo, cujo desfecho começa a se desenhar com a estreia mundial de Amanhecer ; Parte 1, marcada para amanhã. Porém, a partir de hoje, os fãs de todo o planeta já têm a chance de assistir a mais uma adaptação inspirada nos livros homônimos da norte-americana Stephenie Meyer nas pré-estreias que ocupam os cinemas dos shoppings centers da capital. Ainda não é o fim da linha desta saga de amor adolescente, entremeada por reviravoltas e obstáculos infindáveis. A última parte do filme só entra em cartaz no ano que vem.

O lançamento tem um sabor especial para os aficionados brasileiros. Parte das filmagens foi feita em Paraty (RJ). É justamente uma das sequências mais esperadas da série, a lua de mel de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart). E bem: é quando finalmente eles consumam o amor improvável entre uma humana e um vampiro. ;Sim, há uma camada emocional. Há muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Mas também é básico. É fundamentalmente algo por qual vivemos, uma história de amor. É uma fantasia, mas ao mesmo tempo não é. É difícil! Temos que lidar com muitas coisas;, qualificou a atriz Kristen Stewart.

Mudanças
Nas entrevistas de lançamento do filme, o elenco não demonstrou qualquer climão de despedida. A tônica eram as mudanças dos personagens. Nesta sequência, o casal encara obrigações de adultos com o casamento consumado e a expectativa para o nascimento de um filho, concebido durante os dias idílicos no Brasil. ;Há todo um espectro de emoções. Ele (Edward) está finalmente feliz, no começo deste filme. E então, sistematicamente, sua felicidade apanha de tudo quanto é jeito (risos). É um cara meio azarado;, reconheceu o galã. Para Pattinson, o episódio tem uma relação maior com a origem da história. ;Eu acho que esse novo filme vai a lugares mais extremos. No segundo e terceiro, você conhece os personagens, são mais aventuras com eles. Neste, estamos meio que de volta ao primeiro filme. Um drama familiar com um conflito central bastante estranho;, comparou.

Numa série especializada em romantismo atrapalhado por impossibilidades sobrenaturais, a fase de bonança dos protagonistas é novamente interrompida. A ameaça desta vez está dentro do corpo da heroína. A gravidez de alto risco é causada pelo fato de que o bebê é um vampiro e Bella, humana. ;Acho que o que realmente muda para ela neste filme é que aqui todos se encontram, todos chegam a um consenso sobre por que as coisas foram tão loucas ou tão difíceis. Mas, não quis parecer a mesma garota procurando respostas;, antecipou a interprete da ex-indecisa Bella Swan. Ao que parece, o triângulo amoroso entre a humana, o vampiro e o lobisomem Jacob (Taylor Lautner) é totalmente abandonado nesta história com emoções deixadas propositadamente à flor da pele.

Comentários sobre a série

Crepúsculo (2008) *
;
A precariedade da produção chama tanta atenção quanto o enredo sobre a garota que se muda de uma região ultraensolarada, para viver numa cidade fria e habitada por um grupo de pessoas estranhas que nunca ficam embaixo do sol. A apresentação dos personagens ocupa boa parte da projeção e é a culpada pelo ritmo lento. Para os que não leram os livros, resta a explicação ultradidática dos fenômenos sobrenaturais que cercam a protagonista.

A saga Crepúsculo: Lua nova (2009) **
;
Antes que a história de amor entre a humana Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattinson) acabe em tédio e vida eterna, a disputa entre lobisomens e vampiros reanima o filme. O triângulo amoroso formado entre o casal e o lobisomen Jacob (Taylor Lautner) deixa o futuro dos personagens tão nublado quanto o mal tempo em Forks (cidade em que se passa a trama). Lautner se livrou do horrível aplique de cabelo do primeiro episódio e se mostrou um galã à altura para disputar as atenções voltadas para o vampiro.

A saga Crepúsculo: eclipse (2010) **
;
A série volta a insistir no romantismo açucarado que impregnou o primeiro episódio e desmancha a ambiguidade do romance a três. A ideologia da preservação da virgindade até o casamento, as reais intenções da autora Stephenie Meyer nos livros, fica mais evidente nesta versão cinematográfica. O diretor Chris Weitz investiu em cenas de ação para representar o duelo contra um exército de vampiros jovens.


Colaborou Felipe Moraes


Os devotos do Crepúsculo

Jessica Ferreira e Dayanne Teixeira: fãs ansiosas com a pré-estreia de Saga Crepúsculo: Amanhecer parte 1

É fácil reconhecer os tipos. Eles andam em grupo. Usam camisetas, chaveiros e canecas estampadas com os rostos dos ídolos. São gente disposta a ficar até 12 horas na fila do cinema só para garantir a melhor poltrona. Eles são fãs incondicionais de qualquer coisa relacionada à série Crepúsculo; e responsáveis, em grande parte, pelo sucesso comercial da franquia. Para se ter uma ideia, o primeiro filme custou a bagatela de 37 milhões de dólares e arrecadou 192 milhões.

A estudante de jornalismo Dayanne Teixeira, 19 anos, é tão fanática que resolveu usar o tema da série em dois trabalhos da faculdade nesse semestre ;Eu comecei a ler o primeiro livro no ensino médio e logo me identifiquei com a Bella. Eu também sou desastrada. Nós duas gostamos de ler os mesmos livros de Jane Austen a Shakespeare;, relaciona sobre a heroína da ficção.

A estudante do ensino médio Jessica Ferrreira Cardoso, 16 anos, assume que começou a gostar de ler por causa dos livros de Stephenie Meyer. ;Eu não gostava de livros. Uma amiga me emprestou Crepúsculo e eu o li todinho em um dia;, recorda sobre a relação iniciada em 2008. Ela é membro do site foforks.com.br, considerado o mais completo fã-clube virtual de Crepúsculo no Brasil. O bom relacionamento pela internet com aficionados nos Estados Unidos rendeu a conquista do autógrafo do ator Booboo Stewart (o lobisomem Seth) e da escritora Stephenie Meyer.

Lógico, as duas já estão com ingresso na mão para assistir à pré-estreia de hoje à noite de Saga crepúsculo: Amanhecer parte 1. O episódio é um dos mais aguardados pelos que acompanham a série. Nesse capítulo, o vampiro Edward e a humana Bella casam-se e finalmente consumam a relação. O melhor, o lugar escolhido para passar a lua de mel foi o Brasil. ;Nós, os fãs brasileiros, nos orgulhamos muito porque o bebê deles é concebido no Brasil;, revela Jessica.

As duas já estão tarimbadas em despedidas de longas séries adolescentes. Este ano, o final de Harry Potter serviu como treino para a despedida que começa a se desenhar agora. ;Foi bem mais difícil dizer adeus para Harry. Eu cresci lendo os livros dele. O Crepúsculo faz uns quatro anos que eu gosto. Mas, mesmo assim está sendo difícil;, entrega Dayanne. Já foram vendidos 50 mil ingressos antecipados para as sessões de hoje no Brasil.

Confira trailer do filme Amanhecer - parte 1:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação