Um dos maiores fenômenos da televisão contemporânea, o seriado Glee chega à terceira temporada com sucesso, mas longe de navegar em águas tranquilas. Isso porque, apesar de manter índices de audiência elevados, todos os projetos paralelos dos produtores da série nos últimos dois anos fracassaram. Além disso, o New Directions perderá diversos losers populares entre o público, já que os jovens vão se formar.
De maneira geral, é possível falar que a terceira temporada é um divisor de águas na série. Personagens como Finn (Cory Monteith), Rachel (Lea Michelle), Kurt (Chris Colfer) e outros vão se formar e deixarão o colégio. O futuro deles ainda é um mistério, porém, os produtores confirmam que continuam no elenco. Em entrevista, o cocriador Brad Falchuck afirmou que eles são muito talentosos para serem abandonados.
O ator Matthew Morrison, no papel do professor de espanhol Willian Schuester, deu algumas pistas sobre a mudança. ;Eu não sei se posso adiantar muito, haverá um monte de estudantes se graduando no fim da temporada, mas nós provavelmente iremos ter um monte de novos membros e talvez atores antigos de Glee irão se tornar professores", disse o ator em entrevista ao site Female first.
Esse envelhecimento do elenco também altera o perfil do seriado que, segundo indicam os produtores, passará a falar sobre temas mais adultos: sexo, traição e emprego. A iniciação sexual dos personagens vai ocorrer no quinto episódio da temporada (que já foi exibido nos Estados Unidos), criando muita polêmica. Primeiro, o casal Rachel e Finn vai para a cama, somente depois de muita conversa. A parte mais audaciosa é a primeira exibição de sexo adolescente gay. A descoberta de Kurt e o namorado Blaine (Darren Criss) é um dos momentos mais aguardados desde que os dois oficializaram a relação.
Outro desafio do produtor Ryan Murphy é encaixar os novos personagens originados do reality show Glee project, que vai levar dois novos personagens ao seriado. O primeiro a aparecer será o irlandês Damian McGuinty e, em seguida, o americano Samuel Larsen terá sua chance. Sam (Chord Overstreet) volta à série depois de complicadas negociações e será filho de John Schneider (conhecido por ser o pai de Clark Kent em Smallville).
Erros
A principal promessa dos produtores é o foco na televisão. Afinal, Glee tentou atacar em frentes como o cinema, o teatro e os shows, sem muito sucesso. O filme em 3D dos cantores foi um fracasso de bilheteria, gerando cerca de US$ 11,9 milhões ( o custo total foi de US$ 9 milhões). A turnê pelos Estados Unidos perdeu a força. Apenas a venda de músicas conseguiu algum sucesso.
Apesar de ter audiência elevada, o seriado não é mais a unanimidade que costumava ser. Glee está em segundo lugar na sua faixa de horário, com 2.6 pontos. O seriado, que costumava liderar na programação de tevê aberta, perdeu o reinado para NCIS. No Brasil, a série, exibida na Tevê Globo, não alavanca, ainda mais porque exibe episódios da primeira temporada.