Diversão e Arte

Espaço Itaú Cinema abre as portas nesta sexta-feira

postado em 08/12/2011 11:04
Os brasilienses já podem comemorar o fim da estiagem cinematográfica que castigou a cidade durante todo o ano depois do fechamento do Cine Academia e das salas do Embracine CasaPark. O primeiro dos novos espaços prometidos para serem inaugurados na cidade, o Espaço Itaú Cinema, estará aberto para o público no CasaPark a partir desta sexta. Serão oito salas funcionando em sistema Arteplex.
As amplas salas do Espaço Itaú Cinema têm capacidade para 1.157 pessoas
Pelo modelo, parte das salas serão ocupadas com filmes independentes e com poucas chances de distribuição e outra parte, com títulos de caráter comercial, conhecidos como blockbusters. ;Em Brasília ocorreu uma involução de espaços de cinema. No momento, estaremos mais ;arte; do que ;plex;. Vamos colocar muitos filmes inéditos no circuito daí para tirar o atraso. São seis filmes de arte e apenas dois comerciais;, explica o empresário Adhemar Oliveira, da Espaço Itaú de Cinema.

Na oferta de inauguração estão documentários, ficções, desenhos animados, brasileiros e estrangeiros. O novo filme dos irmãos Dardenne (Jean-Pierre e Luc), O garoto da bicicleta e Minhas tardes com Margueritte, com o ator francês Gérard Depardieu, estão entre os títulos anunciados. A comédia estrelada por Robert De Niro, Ashton Kutcher e Sarah Jessica Parker, Noite de ano novo, inaugura a sequência com temática de festas de fim de ano. O filme baseado no programa televisivo Os Muppets apresenta a turma de bonecos liderados pelo sapo Caco. Inédito, o documentário Reidy ; A construção da utopia (dirigido pela atriz e diretora Ana Maria Magalhães) sobre o arquiteto Affonso Eduardo Reidy é uma das estreias nacionais. Assim como o novo documentário de Eduardo Coutinho, Canções.

Um dos longas concorrentes do 43; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2010, A alegria, da dupla Felipe Bragança e Marina Meliande, ocupa dois horários da programação. Uma das duas salas equipadas com aparelhos de projeção em 3D exibirá o desenho O gato de botas, com dublagem de Antonio Banderas, Salma Hayek e Billy Bob Thornton.

Também integra a programação a ficção brasiliense Simples mortais (de Mauro Giuntini). ;Estamos trabalhando com a noção de taxa de ocupação de no mínimo 30% para mantermos a economia do cinema equilibrada.

O conceito de Arteplex veio a casar no equilíbrio das contas. Duas ou três salas com blockbusters fazem o contraponto e o resto deve permanecer com filmes independentes. Alguns deles têm excelente desempenho. É o caso de O conto chinês. Em São Paulo, ele já está em cartaz há três meses;, destaca Oliveira sobre o filme dirigido por Sebastián Borensztein e protagonizado por Ricardo Darín que também entra na programação de Brasília. O cinema terá capacidade para 1.157 pessoas.

O segundo espaço dedicado ao cinema de arte, o Cine Cultura Liberty Mall, tem previsão de inauguração para 2 janeiro, com quatro salas de exibição. Ao contrário do Itaú, o espaço não investirá no nome Arteplex. ;Eu prefiro não usar essa denominação. Existem bons filmes comerciais e filmes de arte ruins. Prefiro dizer que vamos exibir bons filmes estrangeiros, principalmente participantes de festivais como os de Cannes, Toronto e Veneza e bons filmes brasileiros independentes;, prometeu o empresário Nilson Rodrigues (diretor do último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação