Diversão e Arte

Festival Mix Brasil exibe filmes e discute a diversidade sexual

postado em 08/12/2011 11:16

O cotidiano de transexuais, o amor gay, o preconceito e todos os temas que giram em torno da cultura LGBTS são o foco do festival Mix Brasil, que começa nesta sexta (9/12) em Brasília, a partir das 21h, no Cine Brasília, com a exibição do longa Teus olhos meus, de Caio Sóh. O evento tem como objetivo discutir a diversidade sexual por meio do universo lúdico do cinema e conta com 20 filmes, entre produções nacionais e internacionais.
Cena de Teus olhos meus, de Caio Sóh: o longa abre o festival no Cine Brasília, que segue até domingo
O Mix Brasil quer trazer o tema da diversidade sexual para o centro da discussão da cidade neste fim de semana. Os filmes giram em torno de temas que ainda são considerados espinhosos. ;Trazer o festival para o Distrito Federal é uma possibilidade de aumentar a aceitação das diferentes opções sexuais. Assim, a gente promove uma discussão dentro da sociedade por meio da arte;, comenta o presidente do grupo LGBT de Brasília Estruturação, Julio Cardia.

O longa que marca a abertura do Mix Brasil conta uma história sobre descobertas: Gil sai de casa aos 20 anos com um violão nas costas e parte rumo ao desconhecido até conhecer Otávio, um produtor musical que mudará sua vida. No sábado, a série espanhola Gayxample é adaptada para as telonas, sob o comando de Giuseppe Storelli. O filme fala sobre o universo homossexual de Barcelona, mostrando o dia a dia das pessoas, suas alegrias e dificuldades.

Para o curador do evento, André Fischer, os filmes cumprem a função de aproximar as pessoas do universo LGBT. ;Acredito que tenha dois pontos de grande destaque. Primeiro, é importante que a própria comunidade se enxergue na tela do cinema, pois no Brasil isso ainda é um tabu, só vemos representações deturpadas. Segundo, é uma forma de apresentar uma visão do mundo gay de forma mais construtiva e positiva para a sociedade;, explica.

Além de promover a discussão, o Mix Brasil tem como objetivo mostrar filmes que não estão no circuito comercial e acabariam ficando restritos aos cinéfilos. ;É quase uma oportunidade única para as pessoas terem acesso a essas obras. Esse material não está nas salas de cinema, por isso os festivais se tornam tão importantes;. Para Cardia, o evento não foca somente a comunidade LGBTS, mas todos os admiradores da sétima arte. ;A demanda existe. O pessoal daqui quer ver histórias sobre a diversidade, coisas fora do padrão comercial;, opina.

Os melhores

O curador explica que, além dos longa-metragens, o Mix Brasil traz a Brasília os 11 curtas mais votados da mostra competitiva realizada em São Paulo, no mês de novembro. ;Estamos levando o que tem de melhor sobre diversidade sexual no cinema;, afirma Fischer. As produções nacionais refletem diversos aspectos, por vezes desconhecidos do público, sobre a temática do festival.

O curta brasiliense ; exibido e premiado também no Festival de Cinema de Brasília de 2011 ; A arte de andar pelas ruas de Brasília também será exibido no Mix Brasil. A diretora Rafaela Camelo conta que o filme, rodado em junho, fala sobre as descobertas de duas adolescentes, enquanto caminham nas quadras e comerciais da cidade. ;Retratamos Brasília como essa paisagem, esse meio geométrico que a cidade é. É uma direção de arte muito sutil. É o conceito da simplicidade;, afirma.

No domingo, a partir das 16h, o festival terá a sessão Mix Jovens. O evento traz curtas-metragens nacionais e internacionais focados no público adolescente, com filmes que retratam a descoberta da sexualidade na juventude.

Além das telonas, o pessoal poderá se jogar na festa oficial do evento, amanhã, a partir das 22h30, na Victoria Haus (SAAN), com a presença da celebridade Angela Bismarchi.

A programação

Sexta-feira
; 21h - Teus olhos meus

Sábado
; 19h - Mostra Brasil I (Lamúria, Jiboia, Máscara negra, Três vezes por semana, Ludmilo my baby e Ivan)

; 21h - Gayxample

Domingo

; 16h - Mix Jovens (Cara careca, Parede branca do que poderia ser, Cappuccino, Terapia de choque, Botolovers e Uniformizadas)

; 18h - Mostra Brasil II (A arte de andar nas ruas de Brasília, Assunto de família, Diálogo, Na sua companhia e Joelma)

; 20h - Olhe para mim de novo

Mix Brasil
Amanhã, sábado e domingo, no Cine Brasília (106/107 Sul), entrada franca (os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes dos filmes). Não recomendado para menores de 12 anos. Fone: 3244-1160.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação