Diversão e Arte

O grupo Friends faz hoje nova homenagem ao cantor John Lennon no Pier 21

postado em 09/12/2011 11:38
Friends: excursões beatlemaníacas no Brasil e até apresentações no Cavern Club, em Liverpool

Se existe uma banda cover tradicional em Brasília, daquelas que fazem a alcunha ;cover; parecer um pouco ultrapassada, esta é a Friends, que há 40 anos reproduz no palco todo o repertório do The Beatles. Hoje, às 22h, no Bar do Ferreira (Pier 21), o grupo faz homenagens ao frontman John Lennon, que foi assassinado há 31 anos, num triste 8 de dezembro. No show, intitulado Beatles to Lennon, a preferência é por canções imortalizadas em letras escritas por Lennon, como Can;t buy me love, Help! e Let it be. ;Depois que ele se foi, ficamos todos órfãos. Os Beatles não existiriam mais. Mas, mesmo assim, a gente continuou fiel à beatlemania. A ideia é que, sempre nessa época do ano, lembremos o John;, diz Sergei Quintas, baixista e líder vocal da formação.

A composição atual conta com Renan Quintas (sopro e backing vocal), Cleves Nunes (guitarra e vocal), Bruno Sbuga (guitarra solo) e Fabio Pereira (bateria). A promessa é de uma apresentação nostálgica, mas embalada por hits. ;Vamos levar apenas uma faixa da carreira solo do John, Imagine. A maioria vai ser do John com os Beatles;, adianta o bandleader carioca, radicado em Brasília.

Reconhecimento
A partir da metade dos anos 1990, os Friends adquiriram status de verdadeiros experts em Beatles. Além de tocar em várias capitais do país, o grupo excursionou pela Argentina e visitou a Inglaterra. Na casa de John, George, Paul e Ringo, participou do International Mersey Beatles Festival e do Mathew Street Festival. A turnê rendeu uma passagem até pelo Cavern Club, onde o quarteto fez sua primeira performance. ;O background da nossa banda se ampliou muito a partir de 1996. Aprendemos muito tocando no Brasil e no exterior. Hoje, a gente vive essa experiência com muita evidência;, acredita Sergei.

As apresentações de Paul McCartney e Ringo Starr no Brasil, vistas por todos os Friends, valeram para animar ainda mais a beatlemania. ;Apesar de não ser muito fã da voz do Ringo;, brinca Sergei, ;foi bom de qualquer maneira. Só a presença de um Beatle é uma coisa espetacular;, diz ele. Gostos à parte, a banda não tem divergências quanto a canções ou discos favoritos. ;Tocamos todas as fases. Não temos discussões. Os Beatles só agregam;, explica o músico.

BEATLES TO LENNON
Tributo da banda brasiliense Friends a John Lennon, ex-frontman do The Beatles. Hoje, às 22h, no Bar do Ferreira (shopping Pier 21). Couvert: R$ 15 (antes do show) e R$ 20 (depois). Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3322-1221

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação