Diversão e Arte

Ator e chef de cozinha, Rodolfo Bottino morre aos 52 anos, em Salvador

Nahima Maciel
postado em 12/12/2011 11:53
O ator e chef de cozinha Rodolfo Bottino, 52 anos, morreu na manhã de ontem em Salvador em decorrência de uma embolia pulmonar. Ele estava internado no Hospital da Bahia para se submeter a uma cirurgia de fêmur e fazer exames, quando sofreu o quadro de embolia. Bottino já havia passado por tratamento de um câncer de pulmão, em 2006, e conseguiu se curar da doença. Logo depois, anunciou que era portador do vírus HIV desde a década de 1990. Deu várias entrevistas para falar do preconceito em relação à Aids. Também assumiu a homossexualidade e, desde então, falava abertamente sobre o tema.

Rodolfo Bottino Júnior nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 1959. Estudou engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas logo ingressou na carreira artística. Começou a trabalhar no teatro ainda no grupo do centro acadêmico da UFRJ. O primeiro trabalho na Rede Globo foi a novela Livre para voar, de 1984, dirigida por Wolf Maia. Na década de 1990, ele trabalharia em mais oito novelas na mesma emissora. Entre elas, sucessos de público como Lua cheia de amor, O sexo dos anjos, Bebê a bordo, Bambolê, Roda de fogo, Ti-ti-ti e Perigosas peruas. Estrelou ao lado de Malu Mader, Cássio Gabus Mendes e Cláudia Abreu a minisérie Anos dourados. Depois, fez participações especiais na tevê.

De família tradicional italiana, Bottino aprendeu a cozinhar ainda na infância. Ele foi dono e chef de cozinha do restaurante Madrugada, que funcionava em Botafogo, nos anos 1980. Apresentou dois programas de culinária e gastronomia: Gema Brasil, na Rede Brasil, e UD Gourmet, no canal de compras Shoptime. Em 2002, o ator e chef conseguiu aliar as duas atividades no espetáculo teatral Risotto, dirigido por Luiz Salém e Stella Miranda. O prato que dava nome à peça era preparado ao longo da apresentação e servido para a plateia. Ele também assinava o blog Com um pé na cozinha, em que comentava visitas a restaurantes, receitas e fatos do cotidiano.

O ator fez poucas participações no cinema. O último filme em que atuou foi O homem do futuro, de Claudio Torres, lançado este ano. Em recente entrevista ao portal IG, ele afirmou: ;Não tenho medo de morrer, só não quero morrer agora. Está bom aqui. Não quero ser exemplo para ninguém. Odeio ser chamado de coitadinho;. Bottino também foi candidato, pelo PT do B, a deputado estadual pelo Rio de Janeiro nas eleições de 2010 e fez do tratamento da Aids no sistema público de saúde uma das bandeiras de sua campanha. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o sepultamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação