Diversão e Arte

Daniela Mercury lança DVD gravado no Rio com repertório que a consagrou

Irlam Rocha Lima
postado em 18/12/2011 12:29
Daniela Mercury reúne sucessos do início de carreira com canções afins em CanibáliaDaniela Mercury sempre cantou para multidões. Em cima do trio elétrico, no carnaval de Salvador, a ;rainha da axé music; arrasta milhares de pessoas no circuito Barra/Ondina, do qual é a pioneira. Portanto, não chega a ser uma novidade apresentar-se numa Praia de Copacabana lotada, no réveillon deste ano. ;Ter à frente 800 mil pessoas, originárias de todas as partes do país e vindas também do exterior, mexeu comigo. Estava ali gravando meu primeiro DVD fora da Bahia, embora veja Salvador e o Rio de Janeiro como cidades irmãs. Ambas têm a africanidade que carrego e eu celebrava a brasilidade, a nossa mestiçagem, o nosso DNA, com o show Canibália ; Ritmos do Brasil, que é síntese disso tudo;, afirma ela, com o conhecido entusiasmo.

No show Canibália ; visto pelo brasiliense, em setembro, durante evento comemorativo do início da contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 ;, Daniela reuniu canções que marcaram sua trajetória e outras escolhidas por terem afinidade com o conceito do projeto ; ;nascido sob a ótica carnavalizante do afeto e da miscigenação antropofágica;, explica.

Essa mistura fica bem explícita em Swing da cor, o samba-reggae que tornou Daniela conhecida nacionalmente em 1991. A citação de Tropicália, o hino do movimento arquitetado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, na introdução, deixa clara a proposta do DVD. O repertório é aberto pelo pot-pourri que inclui Baixa do Sapateiro (Ary Barroso), O samba da minha terra (Dorival Caymmi) e Samba da benção (Baden Powell e Vinicius de Moraes). Emenda-se com outro medley em louvação ao bloco afro Ilê Aiyê ; O mais belo dos belos (Valter Farias, Guiguio e Poesia Adailton), Por amor ao Ilê (Guiguio) e Ilê pérola negra (Miltão, Rene Veneno e Guiguio), com a participação da banda Didá.

Canto de Carmem
Um improvável ;diálogo; se estabelece entre Daniela e Carmem Miranda (com imagem de a Pequena Notável projetada no telão) no clássico O que é que a baiana tem? (Dorival Caymmi). A fusão rítmica prossegue com a pop Minas com Bahia (Chico Amaral), a instigante versão de Iluminado (Vander Lee), Quero a felicidade (Daniela Mercury e Mano Góes) e O reggae e o mar (Daniela, Rey Zulu e Genivaldo Evangelista), que ganham o reforço do grupo carioca Afro Lata.

As participações especiais continuam: a Unidos da Tijuca entra em cena em Quero ver o mundo sambar (Daniela Mercury, Marivaldo dos Santos e Gabriel Póvoas) e Vide Gal (Carlinhos Brown). O Boi Bumbá Garantido, de Parintins, tem presença marcante em Paixão do coração (Demétrius Haidos e Geandro Pantoja). ;Fiquei impressionada com a reação do público, quando cantei Vermelho, uma espécie de hino do Garantido. Era aquela multidão cantando junto;, lembra a cantora.

Ela reservou para a parte final do show sucessos da carreira, que nunca deixa de cantar durante o carnaval em cima do trio elétrico: Swing da cor (Luciano Gomes), Maibê dandá (Carlinhos Brown e Mateus), e, claro, O canto da cidade, que compôs com Tote Gira), na qual divide o palco com Banda Didá, Afro Lata, Boi Bumbá Garantido e Unidos da Tijuca, numa grande apoteose. ;O carnaval só existe do jeito que é, porque é uma manifestação. Se não houvesse preto neste país, não haveria carnaval;, afirma.

Com a banda Didá no palco, a cantora celebra o Ilê Ayê

Desfile na Portela
A turnê de Canibália só começa em março, mas Daniela Mercury leva o show para o réveillon de Aracaju; e, entre maio e junho, será apresentado na Europa e nos Estados Unidos. No carnaval de Salvador, ela vai levar em cada dia uma ópera para o circuito Barra/Ondina. A de sábado será em homenagem a Jorge Amado, e a de terça, terá como inspiração o Rio de Janeiro. Neste dia, receberá a Portela no trio. A cantora participará do desfile da Portela, que apresentará na Marquês de Sapucaí o enredo ;E o povo na rua cantando é feito una reza, um ritual;. A escola de Madureira vai criar um carro alegórico para a cantora.

CANIBÁLIA ; RITMOS DO BRASIL
DVD da cantora Daniela Mercury, com 22 faixas e a participação da Banda Didá, Grupo Afro Lata, Unidos da Tijuca e do Boi Bumbá Garantido. Lançamento da Som Livre. Preço médio: R$ 29,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação