Diversão e Arte

Show reúne saxofonistas na série Quadriláteros no CCBB

Irlam Rocha Lima
postado em 17/01/2012 08:00
Henrique Band, Zé Nogueira, Gandelman e Idriss Boudrioua:  hoje, no CCBB
Um show no Rio de Janeiro, há três anos, promoveu o encontro dos saxofonistas Paulo Moura, Nivaldo Ornellas, Mauro Senise e Leo Gandelman. O resultado foi tão satisfatório que Gandelman viu ali o embrião de um projeto no mesmo molde, mas com a participação, também, de músicos que tocam outros instrumentos.

Ele então desenvolveu a ideia que deu origem à série Quadriláteros, que será apresentada de hoje a 7 de fevereiro ; sempre às terças-feiras ; no Centro Cultural Banco do Brasil. A cada semana, um naipe diferente, formado por quatro instrumentistas, mostrará tendências artísticas individuais e coletivas, geradas nessas apresentações ímpares e inéditas.

;O projeto reúne grandes músicos, cada um em sua especialidade, e amplia as perspectivas em relação à música instrumental, oferecendo ao público uma visão atualizada da produção brasileira dentro do estilo;, anuncia Gandelman. ;Esta é uma iniciativa com presente e futuro, que promoverá reuniões de grandes nomes, em parcerias históricas, para enriquecer de possibilidades nosso universo sonoro;, acrescenta.

Hoje, no show de abertura da programação, ao lado de Gandelman (sax tenor) estarão Zé Nogueira (sax soprano), Idriss Boudrioua (sax alto) e Henrique Band (sax barítono).

Eles serão acompanhados por David Feldman (piano), Alberto Continentino (contrabaixo acústico) e Renato Massa (bateria). O trio também dará suporte aos escalados para os outros shows.

No dia 24, Henrique Cazes (cavaquinho), Zé Paulo Becker (violão seis cordas), Marcello Gonçalves (violão sete cordas), Joel Nascimento (bandolim) e Beto Cazes (percussão) apresentarão o show Cordas dedilhadas. No dia 31, será a vez de Cordas em arco, com Jaques Morelenbaum (cello), Nicolas Krassik (violino), Ricardo Herz (violino) e Luiz Coimbra (cello). Em 7 de fevereiro, Naipe de metais reunirá Jessé Sadoc (trompete), Paulinho Trompete, Vittor Santos (trombone) e Serginho Trombone.

Nos espetáculos, inicialmente cada músico mostra duas músicas do seu repertório. Na segunda parte, eles se juntam numa jam session para tocar standards da MPB, selecionadas previamente. ;É o momento em que, nesses encontros inusitados, haverá espaço para se estabelecer um instigante diálogo entre grandes instrumentistas brasileiros;, comenta Gandelman.

Para a apresentação desta noite, ele selecionou as inéditas Nego tá sabendo e Vapt-vupt. Zé Nogueira vai de Blue moon (arranjo de Moacir Santos) e Nó na garganta (Guinga); Idriss Boudrioua, de Play for Canuto e Saudade de Santa, de sua autoria. Henrique Band foi outro que escolheu duas autorais: Alforria e Filhos de Band. Na jam session, o público apreciará improvisos em cima de composições de Tom Jobim, Edu Lobo e Moacir Santos.

Quadriláteros
Show dos saxofonistas Léo Gandelman, Zé Nogueira, Idriss Boldrioua e Henrique Band, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Tc. 2; 3108-7600). Hoje, às 13h (com entrada franca, mediante retirada de senha na bilheteria) e às 21h (com ingressos a R$ 6 e R$ 3). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação