Diversão e Arte

Cantora paulista Cida Moreira se apresenta nesta sexta-feira

Irlam Rocha Lima
postado em 20/01/2012 14:20
Cida Moreira é uma cantora que nunca fez concessões, que sempre fugiu das facilidades. Desde a estreia em disco, em 1981, ela tem feito trabalhos bem avaliados pela crítica, em geral, considerados por alguns como ;difíceis;. A exemplo do primeiro, Summertime, em que interpreta standards de jazz e blues. Depois vieram, entre outros, os que ela canta Chico Buarque ; a versão dela para Geni é antológica ;Brecht, Balada do louco, Na trilha do cinema e Angenor, no qual presta tributo a Cartola.
Cida Moreira passeia por repertório primoroso na Sala Martins Pena
Os shows de Cida Moreira, que passam longe de ginásios e estádios, são assistidos por plateias cativas. São feitos em palcos de teatro. Foi num deles, o sofisticado Auditório Ibirapuera, em São Paulo, onde ela apresentou o espetáculo A dama indigna, registrado em DVD, lançado hoje, às 21h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, dentro da programação do 1; Festival Internacional de Artes de Brasília. Patrick de Jongh fará o show de abertura. Os ingressos serão distribuídos hoje, às 14h, na bilheteria do teatro.

;A dama indigna, originalmente, é um CD lançado pelo selo Joia Moderna, maravilhosamente bem recebido pela crítica. Comecei a escolher o repertório em 2009 e fui burilando as canções nos shows que fazia. São canções brasileiras e universais, emblemáticas para mim;, conta Cida ao Correio.

Do repertório, fazem parte desde Hotel das estrelas (Jards Macalé e Duda) até Youkali-tango (Roger Fernay e Kurt Weill), passando por Soul love (David Bowie), Lullaby (Tom Waits), The man I love (Ira Gershwin e George Geshwin), Tango till they;re sore (Tom Waits), Uma canção desnaturada (Chico Buarque), O ciúme (Caetano Veloso), Me acalmo danando (Angela Ro Ro) e Maior que o meu amor (Renato Barros).

Modelito chique
A cantora solta a voz também em Back to black, de Amy Winehouse. ;Que ninguém veja isso como oportunismo. Admiro a Amy desde que comecei a ouvi-la; e canto essa canção dela desde 2009. Incluíno DVD com intuito de homenageá-la.; Sozinha ao piano, Cida fará desfilar todas as músicas de A dama indigna e vai usar um modelito do estilista Fause Haten.

Na abertura do show, ouve-se, em off, Zeca Baleiro, que faz a apresentação da artista, com a merecida reverência. Antes de iniciar as músicas, ela declama poemas e fala textos, despedaça uma rosa com os dentes, corta um charuto com a boca e ri do personagem. No bis, interpreta uma balada de Elton John, que não integra o repertório do DVD.

Quando iniciou a carreira, em 1977, Cida Moreira era atriz de teatro e fazia musicais. Em 1981, fez Summertime, com direção de José Possi Neto. O espetáculo resultou no primeiro LP da cantora, gravado ao vivo e lançado pelo selo Lira Paulistana. Ao longo da trajetória, gravou 10 discos e um DVD (A dama indigna) e participou das coletâneas Festival dos festivais, Dolores ; A música de Dolores Duran, Cantorias e cantadores, Elas cantam Paulinho da Vila e Mrs. Lennon.

CIDA MOREIRA
Show de voz e piano da cantora paulista, hoje, às 21h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional. Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14h, na bilheteria do teatro. Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação