Diversão e Arte

Cantor Wando permanece sedado e respira com a ajuda de aparelhos

Gustavo Werneck/Estado de Minas
postado em 31/01/2012 08:07
Belo Horizonte ; Das luzes dos palcos à luta pela vida. O cantor Wando, 66 anos, foi internado em decorrência de problemas cardíacos, em estado considerado muito grave, no centro de tratamento intensivo (CTI) do Instituto Biocor, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Conforme o boletim médico divulgado ontem às 17h, ele teve ligeira melhora à tarde, mas continua sedado, respirando por aparelhos, com suporte medicamentoso e de assistência circulatória. Não há previsão de alta, segundo o documento assinado pelo clínico particular do paciente, João Carlos Dionísio, e pelo médico Eduardo Szuster, da equipe do CTI. ;O paciente parou de piorar, mas o quadro inspira muitos cuidados;, resumiu o médico Joel Teles, também da equipe do hospital.

Conhecido nacionalmente como cantor romântico e famoso por colecionar peças íntimas das fãs atiradas ao palco em shows, o mineiro Vanderley Alves dos Reis chegou ao Biocor, na sexta-feira, por uma recomendação do médico particular. No hospital, foi encaminhado para a realização de cateterismo cardíaco devido ao quadro de angina (dores no peito causadas por falta de sangue no coração).

Wando foi submetido a um cateterismo na sexta-feiraO cateterismo foi feito na sexta-feira sem maiores problemas e o cantor permaneceu internado para a definição dos próximos procedimentos. Mas, devido à gravidade e à extensão das obstruções coronarianas, os médicos optaram pela permanência hospitalar, com cirurgia para revascularização do miocárido. ;Ele iria fazer uma ponte de safena, mas não foi possível;, afirmou Teles.

Na madrugada de sábado, Wando apresentou quadro de angina resistente ao tratamento clínico e a solução, como ;medida para salvar a vida;, foi a realização, em caráter de urgência, de uma angioplastia coronariana de múltiplas artérias, e o implante de um stent, um tubo metálico no interior da artéria coronária.

Com os olhos cheios de lágrimas, a irmã do cantor, a cabeleireira Maria das Graças Reis, 52 anos, chegou ao hospital por volta das 14h e teve um encontro com os médicos. ;Ele me disseram que meu irmão teve uma pequena melhora. É o meu querido, prefiro que Deus me leve do que ele. Está entubado, não fala;;, disse Maria das Graças, muito emocionada. Ela contou que perdeu outro irmão e o pai, igualmente vítimas de problemas cardíacos. Maria das Graças lembrou ter conversado na segunda-feira passada com o irmão, que não se queixou de dores. ;Ele não gostava de comidas gordurosas, nem fumava.;

Pai de três filhos, Wando é casado com a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, que não quis falar com a imprensa. Fãs não apareceram no hospital, mas sempre havia alguém passando pelos corredores e cantando o refrão da música Fogo e Paixão, de autoria do cantor. A produção de Wando suspendeu os shows previstos para 4 e 10 de fevereiro nos municípios fluminenses de Saquarema e São Gonçalo. A princípio, as apresentações foram remarcadas para março, mas vão depender da recuperação do artista.

Apelido da vovó

Wando recebeu esse apelido, quando era pequeno, dado pela avó. Aos 12 anos foi morar com a família em Volta Redonda (RJ) e depois em Congonhas. Hoje, mantém residência no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde vive com a mulher e uma filha de 5 anos. O artista despontou para o sucesso na década de 1970 e tem como uma das principais marcas receber calcinhas das fãs nas apresentações. Com 28 discos no currículo e a estimativa de que as vendas de seus álbuns tenham superado 10 milhões de cópias, o artista mineiro tem como maior sucesso a música Fogo e Paixão, que integra O Mundo Romântico de Wando, lançado em 1988.

Danielle Winits sai do hospital

A atriz Danielle Winits deixou o hospital ontem. Ela sofreu um acidente durante a exibição do musical Xanadu, no Rio de Janeiro, na noite de sábado. Em boletim divulgado pelo Teatro Oi Casa Grande, local onde era exibido o espetáculo, eles informaram que a atriz não sofreu qualquer fratura ou ferimentos mais graves. Segundo a assessoria de imprensa da atriz, ela recebeu alta no domingo, mas preferiu ficar mais uma noite por segurança. Os protagonistas Danielle Winits e Thiago Fragoso caíram de uma altura de aproximadamente 4m após o rompimento dos cabos de segurança usados por eles durante uma cena de voo de Xanadu. O ator permanece internado, sem previsão de alta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação