Num dia de muito movimento no gramado da Torre de TV, grupos de pessoas se reúnem para bater papo sentadas no gramado. Vendedores ambulantes oferecem suas mercadorias e artistas se apresentam no meio da rua. Ou seja, um fim de semana comum num dos pontos turísticos da cidade. A única e total diferença é que, na verdade, não era dia de sábado ou domingo. Mas, uma terça-feira pela manhã e todas as pessoas ali reunidas eram figurantes participando das filmagens do longa-metragem Finding Josef, uma coprodução entre Brasil e Polônia que arregimentou cerca de 180 pessoas.
Filmado parcialmente em Brasília, o filme é dirigido pelo missionário brasileiro Moisés Menezes. Há quatro anos vivendo na Polônia, Menezes é autor de dois curtas-metragens, My name is Nadia e O menino e o barco. Brasília é um dos paradeiros em que o personagem Ian Kowaski, protagonista da história, acaba encontrando pelo caminho. ;É um dia importante para o personagem porque ele encontrará uma mulher que o ajudará bastante em sua jornada;, adianta o diretor.
O filme é parcialmente patrocinado pela Igreja Batista Ebenézer e abordará dogmas cristãos a partir da história de dois irmãos que perderam o contato. Um deles, desaparece no Brasil e o outro percorre o país à sua procura. A viagem se transforma em um mundo de descobertas pessoais. ;O personagem é um ateu que acaba encontrando pessoas que lhe fazem muitas indagações. Ele passa a questionar as verdades absolutas que guardava dentro de si;, definiu o cineasta.
A matéria completa você lê na edição impressa deste sábado (4/2) do Correio Braziliense