Diversão e Arte

História em quadrinhos de mangá ressalta falta de objetivos da juventude

Consagrado mangá foca na dúvida existencial e falta de objetivos da juventude

postado em 04/02/2012 08:15

Em meio a brigas, pouco dinheiro e dúvidas sobre o futuro, os personagens de Solanin encontram motivação para buscar a felicidade
O casal Meiko e Taneda não planeja bem o que quer da vida. Sabe, no entanto, que o presente é tedioso e o futuro incerto ; ainda que os namorados evitem pensar no amanhã. Afinal, não falar sobre problemas é mais fácil, evita brigas. Com 20 e poucos anos de idade e pouco dinheiro no bolso, os protagonistas do mangá Solanin percebem que só uma mudança de comportamento poderá garantir a felicidade. Escrita e ilustrada por Inio Asano, a história em quadrinhos japonesa inaugura ; junto Aventuras de menino, do autor Mitsuru Adachi ; a coleção Pocket Mangá, da editora L.

A história contada por Asano, sobre um jovem casal em crise tanto interna quanto com o mundo ao redor, não é exatamente nova. Mas, com personagens carismáticos e muita sensibilidade, o mangaká (palavra em japonês usada para o criador de mangás) realizou uma obra rica em observações certeiras sobre a vida.

Meiko trabalha como auxiliar de escritório e detesta o que ela chama de mundo dos adultos. ;Não sei o que fazer com isso e vou acumulando o veneno dentro de mim;, ela resmunga. É o dinheiro da jovem que pagas as principais contas dela e do namorado, Taneda, um designer gráfico que vive de frilas e cultiva o sonho de viver de música ; ainda que sua banda com os amigos, depois de faculdade, não faça mais shows, apenas ensaie duas vezes ao mês.

A matéria completa você lê na edição impressa deste sábado (4/2) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação