Diversão e Arte

Festival de Berlim chega ao fim com a vitória dos irmãos Taviani

Ricardo Daehn
postado em 20/02/2012 08:26
Vittorio e Paolo Taviani com o Urso de Ouro que receberam pelo melhor filme da 62ª edição do Festival de BerlimA aposta da seleção entre os concorrentes ao Urso de Ouro do Festival de Berlim foi alta, com investimento em nomes ainda não consagrados, mas, no resultado, prevaleceu a voz da experiência, com a vitória dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, envolvidos com arte há quase 60 anos. Com Cesare deve morire (;César deve morrer;, em tradução livre) vencedor do Urso de Ouro no festival alemão ; que começou no dia 9 e terminou ontem ;, os octogenários italianos tornam às origens, no retrato documental (presente nas colaborações sessentistas com o diretor Valentino Orsini) e com a veia teatral, que já refletiu admiração por Bertolt Brecht e Luigi Pirandello.

Na cerimônia de encerramento da 62; edição do Festival de Berlim ; ao lado de um emocionado Nanni Moretti (outro alicerce da cultura italiana) ;, Paolo Taviani saudou colaboradores presidiários, que, num trabalho sistemático de seis meses, possibilitaram a realização do longa-metragem. Eles foram treinados para encenar um Shakespeare (Júlio César) dentro do presídio de segurança máxima do subúrbio de Rebibbia (Roma), com a ajuda do preparador cênico Fabio Cavalli.

Nas palavras do diretor Paolo, os detentos ;recuperaram a vida;, pela conexão com a arte, em processo que trouxe identificação deles com papéis trágicos do celebrado bardo inglês. ;Um preso também é uma pessoa, e sempre será;, completou, em pensamento que encontrou eco no politizado júri do evento, presidido pelo diretor Mike Leigh e com integrantes como o iraniano Asghar Farhadi (diretor de A separação) e a atriz Barbara Sukowa (Rosa Luxemburgo).

A matéria completa você lê na edição impressa desta segunda-feira (20/2) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação