Diversão e Arte

Hollywood se rende à celebração do cinema e abre portas para o Oscar 2012

Ricardo Daehn
postado em 26/02/2012 10:02

O tapete vermelho está desenrolado; os votos, lançados, mas é uma chave ; para usar a metáfora mais evidente, na maioria dos atuais filmes indicados ao Oscar ; que caberá na fechadura capaz de levar artistas da indústria do cinema a empunharem a cobiçada estatueta feita de ouro, cobre e, predominantemente, de latão. Muito mais nobres e edificantes são os temas unificados na 84; edição, que reaviva as cores da nostalgia, autocelebrando o próprio fazer do cinema (casos de O artista e A invenção de Hugo Cabret competindo cabeça a cabeça). O ator Billy Crystal comanda a festa pela nona vez (a primeira desde 2004), marcada para começar hoje, às 21h30 (horário de Brasília), no Teatro Kodak, em Los Angeles. Além do enorme número de apresentadores de prêmios, entre eles Tom Cruise, Angelina Jolie, o casal muppet Caco e Miss Piggy, o Cirque du Soleil prepara número exclusivo para a cerimônia, com direção musical de Danny Elfman.

Menos emparelhados, os outros concorrentes a melhor filme multiplicam as problemáticas de Hugo, o órfão que pretende quebrar o isolamento social, encontrando uma chave em forma de coração, o vínculo dele com o pai morto. Meninos perdidos, igualmente, povoam Tão forte e tão perto (com transposição de luto para um garoto órfão), Cavalo de guerra (onde um equino toma as rédeas do rito de passagem de um rapaz, na Primeira Guerra) e A árvore da vida, uma sinfonia filosófica do diretor Terrence Malick, com uma criança desnorteada pela ação do pai.

Confira reportagem completa na edição deste domingo (26/02) do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação