Diversão e Arte

Espetáculo teatral criado por Tadashi Endo reverencia bailarina Pina Bausch

postado em 16/03/2012 09:03
Pina Bausch. A junção de dois nomes tão sonoros significa linguagem. Philippine Bausch nasceu em 1940 em Solingen, na Alemanha. Filha de dois comerciantes, começou a dançar ainda criança. Aos 15 anos, embrenhou-se em estudos formais que culminariam na criação de uma técnica revolucionária da dança moderna pela intensificação da encenação de espetáculos de dança-teatro. Revolucionou também a pedagogia do ensino dos movimentos cênicos. À seus bailarinos, companheiros de décadas, fazia perguntas nem sempre objetivas: ;Para você, que movimento representa a alegria?;.

Desde 1972 atuou como diretora artística do Tanztheater Wupppertal, agora batizado de Tanztheater Wupppertal Pina Bausch. Reuniu em sua companhia bailarinos de vários estilos e nacionalidades. A influência de seus movimentos anda se faz sentir nos quatro cantos da dança moderna mundial. Uma das homenagens ao engenho de Pina será feita pelo dançarino japonês Tadashi Endo no espetáculo Ikiru ; Um réquiem para Pina Bausch, encenado hoje e amanhã, no Teatro da Caixa. Em 23 de março, estreia no Brasil, o documentário Pina, dirigido por Wim Wenders.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação