Diversão e Arte

Comemoração irlandesa, Dia de São Patrício é comemorado no Brasil

postado em 17/03/2012 08:00
Prova de que o brasileiro é um povo que acolhe e se adapta com facilidade às diferentes culturas é o festejo do Dia de São Patrício, celebrado hoje. O santo, padroeiro da Irlanda, tem tanta importância para o país europeu %u2014 situado a mais de 9 mil quilômetros do Brasil 2014 que o seu dia é comemorado com muita festa e cerveja. No Brasil, a comemoração ainda é tímida, mas, a cada ano, mais bares organizam eventos para lembrar a data.

Para quem planeja aproveitar o dia para saborear cervejas acompanhadas de petiscos tipicamente irlandeses, vale a pena saber como surgiu a tradição. A história de São Patrício (Saint Patrick, na língua inglesa) é cheia de lacunas, mas, de acordo com relatos do próprio santo, ele passou anos em trabalhos forçados até começar a ouvir vozes o chamando para a vida religiosa. Uma vez padre, ele converteu inúmeros irlandeses ao catolicismo e criou mais de 300 igrejas, feitos que o transformaram em padroeiro daquele país. Embora não haja uma comprovação documental, acredita-se que a morte do padre e, mais tarde, bispo tenha ocorrido em 17 de março de 461. Por isso, a data foi transformada em feriado na Irlanda em 1903. A comemoração cresceu ao longo dos anos e hoje tem direito a desfiles, fantasias e muita cerveja, a bebida predileta daquele povo, ao lado do uísque.

O guisado irlândes é um dos pratos mais consumidos durante a festa. Veja a receita:

Guisado irlandês

Ingredientes


30g de banha de porco

1kg de acém em cubos grandes

2 cebolas picadas

3 cenouras em rodelas

2 colheres de sobremesa de farinha de trigo

2/3 de xícara de Guinness

2/3 de xícara de água

Salsinha, folhas do louro, sal e pimenta-do-reino a gosto

1 xícara de ameixas secas

Modo de preparo

Em uma panela que possa ir ao forno, aquecer a banha e dourar a carne. Acrescentar a cebola e a cenoura. Adicionar a farinha, misturar e deixar cozinhar por uns cinco minutos. Acrescentar a Guinness, a água, a salsinha, o louro, o sal e a pimenta-do-reino. Levar a panela tampada ao forno pré-aquecido a 150;C por uma hora e meia. Adicionar as ameixas e deixar cozinhar por mais uma hora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação