Diversão e Arte

Argentino Leopoldo Brizuela ganha o XV Prêmio Alfaguara de Novela

Agência France-Presse
postado em 26/03/2012 13:40
Madri - O escritor argentino Leopoldo Brizuela recebeu nesta segunda-feira (26/3) o XV Prêmio Alfaguara de Romance pela obra Una misma noche ("Uma mesma noite", tradução livre), na qual aborda a ditadura argentina. A jornalista e escritora Rosa Montero, presidente do júri, definiu a obra como um thriller existencial, depois de ler a ata do jurado que concedeu o prêmio dotado de 175.000 dólares (133.000 euros) ao escritor argentino. O júri do prêmio destacou o estilo admiravelmente contido do autor, que, com economia expressiva, conseguiu criar um texto perturbador e hipnótico.

Em Una misma noche, o protagonista, um escritor, volta para a casa de seus pais para cuidar de sua mãe, e vê a polícia invadindo a casa de seus vizinhos, o que o faz lembrar um momento parecido quando a mesma casa sofreu outro ataque em 76 durante a ditadura militar, e traz à tona uma série de recordações de uma das épocas mais sombrias da história argentina.

Nesta edição do Prêmio Alfaguara foram recebidos 785 manuscritos originais. Foi o ano com maior participação da história do Prêmio, segundo a editora Alfaguara, pertencente ao grupo espanhol Prisa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação