Diversão e Arte

Livro de Javier Moro narra vida de Dom Pedro I em tom de romance

postado em 02/04/2012 08:06
É talvez inspirado pelo brado revolucionário de Dom Pedro I ; ;independência ou morte!” ; que o espanhol Javier Moro defende seu novo livro, O império é você. Não é nem romance histórico, nem biografia. Um pouco dos dois ; um relato independente. A jornada épica do imperador casanova é contada com floreios de ficção, mas baseada em fatos. Margem para polêmica? Para o autor, que recebeu o prêmio Planeta em outubro do ano passado pelo trabalho (agrado de 600 mil euros, apenas abaixo do Nobel, que supera o um milhão de euros), as fronteiras entre os gêneros estão, de fato, enevoadas. ;Você não pode criticar uma história romanceada como se fosse livro de história. É como falar de um automóvel quando o veículo em questão é um avião. O importante é ser fiel aos personagens. Quis contar o interior que os historiadores contavam de fora;, justificou, em conversa com o Correio. Na Espanha, mais de 400 mil exemplares foram vendidos em menos de um ano.

De repente, o imperador metade brasileiro, metade português tornou-se best-seller: como um personagem ;imaginado;, atraiu leitores na Europa, onde não é tão popular quanto aqui. A caminhada de boas vendas inspirou tradução francesa, com tiragem de 100 mil exemplares, planejada para chegar às livrarias daqui a dois meses. No Brasil, historiadores, pesquisadores e outros escritores já se manifestaram contra o romance, por suposta ;falta de precisão histórica;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação