Diversão e Arte

Debates, palestras e mostras de arte compõem projeto Arte em Aberto

postado em 11/04/2012 11:19
Começa hoje, às 19h, na livraria Sebinho, o projeto Arte em Aberto, composto de debates, palestras e mostras de arte. A programação homenageia os 30 anos do grupo de intervenção artística Heleura, que funcionou durante cinco anos, a partir de 1982, na Universidade de Brasília. Para Francisco Kaq, coordenador do evento, o projeto buscará refletir sobre as correntes modernistas em tempos contemporâneos. ;A ideia é repensar os movimentos do século 20 que foram esquecidos, mas ainda têm muito para contribuir;, explica.

O compositor e escritor Jorge Antunes abre a programação, com a palestra Qualquer texto em português pode ser musicado? , na qual mostrará como encontrar técnicas para transformar qualquer texto, mesmo não poético, em letra de música. Amanhã, Teresa Labarr;re e Hilan Bensusan fazem a estreia mundial do filme Dexistência, pulsão de pausa, seguida de debate.

O artista plástico Elyezer Sturm fecha o primeiro ciclo do projeto no dia 27, com o debate Cinema marginal? Sem essa, aranha! ; Cinema de poesia e invenção, na qual analisará trechos de filmes da década de 1960 para investigar a tendência cinematográfica brasileira. E em 9 de maio começa a segunda parte. Edgardo Loguercio, Fernando Marques, Luís Roberto Pinheiro, Paulo Siqueira e Severino Francisco, entre outros, falarão sobre temas como música, poesia e tropicalismo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação