Diversão e Arte

Grupo brasiliense Surdodum já lançou CD e tem DVD pronto, ainda inédito

postado em 17/04/2012 08:52
Daniel Baima tem 23 anos, trabalha no Superior Tribunal de Justiça (STJ), estuda educação física e, desde a adolescência, sabe tocar surdo de virada, um instrumento de percussão. Cheio de energia, sempre puxa assunto, com um grande sorriso no rosto e uma brincadeira em mente para fazer com os amigos. Daniel é deficiente auditivo e forma, com outros 17 percussionistas surdos, o grupo Surdodum ; que conta com a parceria de voluntários ouvintes.

O projeto nasceu em 1994, quando Ana Soares era, ao mesmo tempo, alfabetizadora de crianças surdas e professora de música. Ao unir as duas atividades, ela criou um grupo de percussão formado por deficientes auditivos. Em algumas semanas, eles já tinham cinco músicas próprias. Um ano depois, veio a primeira apresentação ao vivo. Passados dezenove anos, Ana mantém a proposta de dar aulas de percussão e canto para surdos. Os alunos que atingem determinado nível técnico entram para a banda e participam das apresentações.



[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação