Publicidade

Estado de Minas

Brasil precisa de mais biografias, diz historiador em debate na Bienal


postado em 19/04/2012 20:13

(foto: Oswaldo Reis/Esp CB/DA Press)
(foto: Oswaldo Reis/Esp CB/DA Press)

A história do Brasil de Getúlio Vargas a Luís Inácio Lula da Silva foi o foco do debate entre os historiadores ingleses Richard Bourne e Leslie Bethell . Autor das biografias Lula do Brasil e Getúlio Vargas, Bourne falou sobre a motivação para se dedicar à história do Brasil.

“Tentei escrever uma biografia objetiva para ingleses que não conheciam muito sobre o Brasil e quis também comunicar meu entusiasmo. Os dois personagens têm contrastes e semelhanças”, disse Bourne, pesquisador do assunto e professor da Universidade de Londres.

Para Bethell, professor da Universidade de Oxford, os historiadores brasileiros escrevem poucas biografias, especialmente sobre personagens da história recente. Esse tipo de mateiral, acredita o acadêmico, é importante para ajudar a compreender o país. "A maioria das gandes figuras políticas não têm biografias escritas por brasileiros." Bethell também defendeu que o Brasil pare de ser estudado como América Latina porque grande parte dos estudos dedicados à região em universidades estrangeiras está focado na américa espanhola. “O Brasil é uma porta no fim do corredor. ”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade