Diversão e Arte

Ativistas fazem protesto durante debate sobre o futuro ambiental do planeta

Nahima Maciel
postado em 19/04/2012 21:36
O filósofo e sociólogo inglês John Gray e a física e ativista indiana Vandana Shiva debateram sobre o futuro ambiental do planeta em auditório lotado no segundo dia do Seminário Krisis na 1; Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Um grupo de 25 ativistas protestou contra as políticas socioambientais brasileiras e reclamou da ausência da ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira, convidada para compor a mesa de debate.

A proteção socioambiental como forma de preservação do planeta e da própria humanidade marcaram a fala de Vandana em um discurso engajado e enfático. "Não é um acidente que a catástrofe ecológica tem crescido. O comércio precisa de regularização para que poucas pessoas não destruam o planeta", disse a indiana, que defende o controle da produção de alimentos geneticamente modificados. São eles, segundo a física, que, associados à agricultura predatória e de larga escala, destroem os solos mais ricos do planeta.

[SAIBAMAIS]Pessimsita, John Gray falou da crise europeia e do modelo de crescimento adotado nos últimos cinco anos. Para o inglês, o continente europeu caminha em direção a radicalismos que podem levar as sociedades do Velho Mundo para modelos politicos perigosos. "O que está acontecendo é algo muito perigoso, é um processo de radicalização perversa. A velha direita está voltando. Sou pessimsita."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação