Diversão e Arte

Morre aos 62 anos o cantor Robin Gibbs do grupo Bee Gees

postado em 20/05/2012 20:15



Morreu neste domingo (20/5) o cantor Robin Gibbs, do trio musical Bee Gees. Ele tinha 62 anos e estava internado em Londres tentando se recuperar de um câncer no cólon e no fígado, diagnosticado em 2010. Uma nota postada no Facebook oficial do grupo diz que é "com grande tristeza que eles anunciam a morte de Robin, após sua longa batalha contra o câncer e a cirurgia de intestino. A família pede que sua privacidade seja respeitada neste momento de dificuldade".

Segundo a família, a morte foi decorrente de complicações da doença e de uma cirurgia no intestino realizada no ano passado. Nos últimos dias de vida, ele havia contraído pneumonia e estava em coma. Após uma traqueostomia, não estava falando e se comunicava com os olhos. Robin foi hospitalizado inúmeras vezes nos últimos dois anos.

O Bee Gees, um dos responsáveis pela difusão da disco music na década de 70, foi fundado por Robin ao lado dos irmãos Maurice e Barry. Eles venderam cerca de 200 milhões de discos e se perpetuaram na memória do público por meio de canções como How deep is your love, Stayin; alive e Night fever. Nascidos no Reino Unido, eles montaram o grupo quando moravam em Brisbane, na Austrália, no início da década de 60.

"As vezes me pergunto se todas estas tragédias que sofremos em nossa família são um preço ;cármico; que pagamos por toda a fama e dinheiro que conseguimos", disse Robin em março passado ao jornal The Sun. Maurice, de quem Robin era gêmeo, faleceu em 2003, aos 53 anos, vítima de uma parada cardíaca durante o tratamento de um problema de intestino. O músico deixa a esposa, Dwina Murphy, e quatro filhos: Spencer, Robin-John, Melissa e Snow.

Veja clipe da música How old are you de Robin Gibb.
[VIDEO1]

Carreira
Nascido em 22 de dezembro de 1949 na Ilha de Man (Grã-Bretanha), Robin Gibb emigrou para a Austrália aos nove anos com a família. Alentados pelo pai, que dirigiu um grupo musical, os irmãos formaram um conjunto juvenil que um disc jockey local batizou de Bee Gees (B de Brothers e G de Gibb).

Em 1966, de regresso à Grã-Bretanha, os três irmãos conheceram o sucesso com "New York Mining Disaster 1941", do primeiro álbum "Bee Gees; 1st", que entrou no ;Top 20; da lista dos mais tocados. Logo se seguiram "Holiday", "To Love Somebody" - que Barry e Robin escreveram para Otis Reading - e "Massachussets", a primeira a liderar o ;hit parade; britânico.

Após uma breve separação, os irmãos voltaram a saborear o sucesso com "How Can You Mend a Broken Heart?", em 1971, mas a consagração definitiva veio com "Saturday Night Fever", em 1977, ao lado de "Stayin; Alive" e "Night Fever". O álbum de 1977 vendeu nada menos que 40 milhões de cópias e inaugurou a era dourada da música disco, explodindo com o filme "Saturday Night Fever" (Embalos de Sábado à Noite), protagonizado por John Travolta.

Mas após atingir o topo, os Bee Gees entraram em declive e apenas experimentaram o sucesso no final dos anos 80, com os álbuns "E.S.P" e "One". O trio permaneceu ativo até a morte de Maurice, após a qual Robin e Barry renunciaram definitivamente ao nome Bee Gees.

Com agências internacionais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação