Diversão e Arte

Ator britânico Ken Loach retorna a Cannes com uma comédia diferente

Agência France-Presse
postado em 22/05/2012 13:51

Cannes - O britânico Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro em 2006 com Ventos da Liberdade, retornou a Cannes nesta terça-feira com The angel;s share, uma comédia agridoce sobre um jovem ex-delinquente que tenta refazer sua vida por meio da arte do uísque. Com o novo longa-metragem, que fala da dificuldade dos jovens de obter um lugar ao sol em uma Europa devastada pelo desemprego, Loach, 76 anos, entrou para a história do Festival de Cannes, ao apresentar o 11; filme na mostra oficial.

The angel;s share é uma fábula realista sobre a juventude de hoje, vítima da crise política e de governos ruins, mas está repleta de momentos deliciosos, de otimismo e de vontade de viver. "Tentamos contar uma história de hoje, com honestidade. Mas a realidade tem também estes momentos de comédia, de humor, travessura", afirmou o cineasta veterano, autor de filmes inesquecíveis como Meu nome é Joe.

O filme retrata um grupo de jovens com passado criminosos e sem perspectivas, cujas vidas mudam quando um deles, Robbie, um jovem destinado a ser um perdedor, é condenado a uma pena de trabalho social e descobre, graças a um menor de idade, a arte de trabalhar com o uísque. Isto permitirá ao jovem organizar a vida e encontrar um emprego, escapando de um destino ruim e levando a vida adiante com a esposa e o filho pequeno.

O cineasta, que ambienta o filme na escura e chuvosa Glasglow e nas belas colinas da Escócia, expressou Cannes sua revolta, mas também a dor e compaixão, por uma geração de jovens que foram esquecidos pela sociedade. No fime de 2011 na Inglaterra, o número de jovens desempregados superou a marca de um milhão pela primeira vez. "A sociedade esqueceu os jovens, os excluiu com um sistema que está destruindo nossas vidas", lamentou o diretor, que com este filme explora mais uma vez o universo dos ;perdedores; e da crise social, política e econômica, mas semeando um pouco de esperança.

"Queríamos apresentar esta realidade de uma maneira que também provocasse um sorriso", disse Loach, cujo filme tem o tom divertido e emotivo de "À Procura de Eric", muito longe do contundente e sombrio "Route Irish", apresentado há dois anos em Cannes. O excelente roteiro da comédia social é de Paul Laverty, que colaborou várias vezes com Loach, como em "Uma Canção para Carla".

Com o filme de Loach, o público e a crítica do 65; Festival de Cannes assistiram praticamente metade dos 22 que disputam a Palma de Ouro, incluindo Killing Them Softly, do australiano Andrew Dominik, exibido nesta terça-feira e no qual o americano Brad Pitt interpreta um assassino que aspira "matar suavemente". O filme é uma das quatro produções americanas a disputar a Palma de Ouro, que será anunciada em 27 de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação