Diversão e Arte

Filme chileno recebe prêmio em mostra paralela de Cannes

Agência France-Presse
postado em 26/05/2012 09:15
Cannes - O filme "No", do chileno Pablo Larraín, a história do plebiscito perdido em 1988 pelo ditador Augusto Pinochet, venceu na sexta-feira o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte na "Quinzena dos Realizadores", mostra paralela do Festival de Cannes. O "Art Cinema Award" consiste em uma ajuda de divulgação.

Em "No", o ator mexicano Gael García Bernal interpreta um exilado que retorna ao Chile e coloca seu talento à disposição de uma agência de publicidade que trabalha na campanha pelo fim da ditadura.

O filme de Larraín, que foi muito aplaudido durante a exibição em 18 de maio, é baseado em uma peça de teatro do escritor chileno Antonio Skármeta, chamada "O plebiscito". Pinochet, como o filme mostra, se viu obrigado, por causa da pressão internacional, a convocar um plebiscito nacional, celebrado em 5 de outubro de 1988, para decidir se ele continuaria no poder até 1997. O resultado foi de 44,01% para o "Sim" e 55,99% para o "Não".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação