Diversão e Arte

Lady Gaga cede à pressão e desiste de show na Indonésia

Agência France-Presse
postado em 27/05/2012 13:20
Jacarta - A diva do pop Lady Gaga desistiu de se apresentar na Indonésia, país muçulmano mais populoso do mundo, após uma ameaça de adversários islâmicos, que prometeram "semear o caos" caso o show fosse realizado. Depois de vários dias de negociações para conseguir a autorização necessária, os organizadores jogaram a toalha e desistiram do espetáculo, previsto para 3 de junho.

"Infelizmente, o show de Lady Gaga teve que ser cancelado", disse em entrevista coletiva Michael Rusli, presidente da Big Daddy, organizadora do evento. "Os motivos são complexos", acrescentou o advogado da empresa, Minola Sebayang.

A Frente dos Defensores do Islã (FPI), conhecida por seus ataques violentos a bares e casas de massagem, prometeu, na semana passada, espalhar o caos caso a cantora, defensora dos direitos dos homossexuais, subisse ao palco em Jacarta. A FIP se disse capaz de reunir 30 mil manifestantes em Jacarta para impedir que Lady Gaga espalhasse "sua fé satânica".

A polícia nacional indonésia havia afirmado na semana passada que não autorizaria o espetáculo, cujos 50 mil ingressos foram vendidos em duas semanas. Os organizadores garantiram que Gaga estava disposta a amenizar as partes mais provocantes de sua apresentação.

O presidente da Big Daddy afirmou hoje que a dificuldade para conseguir a liberação do espetáculo não foi o motivo de seu cancelamento. "Deveu-se a preocupações ligadas à segurança do evento", explicou.

Em entrevista à AFP, o presidente da FPI, Habib Salim Alatas, disse por que se opõe à estrela: "Ela aparece vestindo apenas roupas íntimas. É muito perigosa para as jovens gerações. Ela mesma diz que é a mensageira do diabo." O Conselho dos Ulemás, principal instância religiosa da Indonésia, também exigiu a proibição do espetáculo, afirmando não poder "tolerar a atuação sensual" de Gaga.

A turnê mundial da cantora, iniciada em 27 de abril, na Coreia do Sul, gerou vários protestos na Ásia, principalmente nas Filipinas, país católico. Gaga irá se apresentar na segunda-feira (28/5) em Cingapura. Depois, deveria subir ao palco em Jacarta, antes de seguir para Austrália, Nova Zelândia e Europa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação