Diversão e Arte

Michael Haneke conquista Palma de Ouro em Cannes

postado em 27/05/2012 14:50
O favoritismo de Michael Haneke se confirma: seu filme Amour conquistou a Palma de Ouro, premiação mais concorrida do festival de Cannes, que termina neste domingo (27/5) sua 65; edição. Ele já havia conquistado o mesmo prêmio em 2009, com o longa-metragem A fita branca, filme em preto-e-branco, que narra a história de crianças em um opressor vilarejo alemão. O diretor austríaco havia ganho o prêmio de melhor direção em 2005, por Caché. Críticos apontam que Amour seria o filme mais leve e humano da carreira de Haneke.

Já o dinamarquês Mads Mikkelsen ganhou o prêmio de melhor ator por The Hunt, dirigido por Thomas Vinterberg. Ele interpreta um homem divorciado que trabalha numa jardim de infãncia. Cosmina Stratan e Christina Flutur, da Romênia, dividiram a premiação de melhor atriz pelo filme Beyond the hills. O filme foi dirigido por Cristian Mungiu, que também foi considerado o melhor roteiro do ano. Mungiu já havia ganho a Palma de Ouro em 2007, por Quatro meses, três semanas e dois dias. A Câmera de ouro, categoria que elege a melhor produção assinada por um estreante, foi para Beasts of the southern Wild, de Benh Zeitling. O filme foi destaque na última edição do festival americano Sundance.

O prêmio de melhor diretor de ano ficou para o mexicano Carlos Reygadas. Seu quarto longa-metragem, Pos tenebras lux, levantou controvérsias: foi vaiado em salas de exibição e defendido pela crítica especializada. Em sua 11; participação no festival, o veterano Ken Loach ganhou o prêmio do juri por The angel;s share. Em 2006, ele conquistou a Palma de Ouro, premiação máxima, pela produção Ventos de liberdade. O grande prêmio do festival, categoria que premia a ideia mais original, foi para Reality, do italiano Matteo Garrone.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação