Diversão e Arte

Grupo ícone dos anos 1980, Mel da Terra volta a gravar após 30 anos

Irlam Rocha Lima
postado em 09/06/2012 10:24
Quando o Mel da Terra anuncia para breve o lançamento do primeiro CD, 30 anos depois de estreia do grupo em disco, não falta quem faça uma viagem ao túnel do tempo e recorde-se da década de 1980, que entrou para o imaginário do brasiliense de forma indelével. Ela é lembrada, quase sempre, pelo boom do rock na cidade, que revelou para o Brasil bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude ; certamente o fato de maior repercussão daquele período. Mas há outros tantos que se mantêm vivíssimos na memória afetiva de muita gente ; não, por acaso, quase todos ligados às áreas artísticas e do entretenimento.

Como esquecer a rica produção teatral da época ; montagens como Besame mucho, Os gigolôs e Crêpe Suzette, o beijo grapette e Vidas erradas, espalhadas por palcos diversos ;; o Concerto Cabeças, na rampa acústica do Parque da Cidade; a Feira de Música, no Galpão, e o Jogo de Cena (que se mantém até hoje), no Galpãozinho; as rodas de choro no apartamento da flautista Odete Ernest Dias, na 311 Sul, que deram origem ao Clube do Choro; e as festas que movimentara a discoteca Zoom, no Gilberto Salomão.

Essa permanente nostalgia é observada de forma concreta em manifestações como a recente reedição do Cabeças, no Parque da Cidade; o lançamento do livro O sonho candango ; Memória afetiva dos anos 80, no foyer da Sala Villa-Lobos; e a acolhida dada às festas que evocam à época, frequentemente promovidas em clubes e casas noturnas. A comercial da 109 Sul era o rito de passagem de artistas e fãs, disputando as mesas no Beirute e no Arabeske.

O Mel da Terra era o queridinho do público que lotava o Teatro Garagem para assisti-lo ou se reunia no Parque Cidade e na Praça da Torre de TV para fazer coro com Paulo Matos, Remy Loefler, Paulo Maciel, Sérgio Pinheiro, Beto Scalante e Haroldinho Matos, no clássico candango Estrela cadente. Naquele tempo, garotos na faixa etária dos 17 aos 20 anos, eles chegaram a ter música nas paradas de sucesso locais, ficando à frente, por vezes, de Gilberto Gil, Lulu Santos e Elba Ramalho. O lançamento do LP, que leva o nome do conjunto, no Centro de Convenções, foi um acontecimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação