Agência France-Presse
postado em 11/06/2012 08:36
Nova York - O musical Once, baseado no filme de mesmo nome e que conta a história de amor frustrado entre um músico e uma imigrante cantora e pianista em Dublin, foi o grande vencedor da 66; edição do Prêmio Tony, com oito estatuetas na cerimônia celebrada domingo à noite em Nova York.
Clybourne Park, de Bruce Norris, venceu na categoria melhor peça de teatro e Morte de um Caixeiro Viajante, obra clássica de Arthur Miller, venceu nas categorias revival e diretor (Mike Nichols). O Tony premia as peças no circuito oficial da Broadway e é considerada o Oscar do teatro americano. Once, o musical com mais indicações este ano (11), triunfou em oito categorias, incluindo as mais importantes: melhor musical, melhor diretor (John Tiffany) e ator (Steve Kazee), além de libreto, som, instrumentação, iluminação e cenário.
Baseado no filme irlandês de mesmo nome que ganhou o Oscar de Canção Original em 2007 com Falling Slowly, Once conta a história de um músico e uma imigrante, cantora e pianista, que se conhecem nas ruas de Dublpn. A controversa The Gershwins; Porgy and Bess, que apresenta uma versão modificada da lendária obra do compositor George Gershwin, venceu nas categorias revival de musical e atriz, para Audra McDonald pelo papel de Bess.
Entre as peças de teatro, Peter and the Starcatcher (Peter e o caçador de estrelas), baseado no livro infantil de mesmo nome publicado em 2006 por Dave Barry e Ridley Pearson, recebeu cinco prêmios. Peter and the Starcatcher, que conta o início das aventuras de Peter Pan, recebeu os Tony de ator coadjuvante (Christian Borle), figurino, som, cenário e iluminação.
Nina Arianda foi escolhida melhor atriz por seu papel em Venus in Furs, uma adaptação do romance do escritor austríaco do século XIX Leopold von Sacher-Masoch, que inspirou o termo masoquismo. O musical Nice Work If You Can Get It, com música e letras dos irmãos George e Ira Gershwin, levou os prêmios de ator e atriz coadjuvante para Michael McGrath e Judy Kaye.
A cerimônia de entrega do Tony aconteceu pelo segundo ano consecutivo no Beacon Theatre de Nova York, que tem capacidade para 3 mil pessoas. No ano passado, o grande vencedor foi The Book of Mormon, uma sátira religiosa dos criadores do desenho South Park que conquistou nove prêmios.