Diversão e Arte

Grupos de forró de Brasília ganham destaque durante os festejos juninos

postado em 24/06/2012 13:28
Brasília não tem um são-joão tão famoso quanto o do Nordeste, mas quem mora na cidade não pode reclamar da falta de festejos. Os arraiais começam a pipocar em maio e agitam a capital até agosto. E a movimentação do período revela uma peculiaridade pouco notada no resto do ano: o grande número de grupos de forró existentes no DF. Vão desde os tradicionais, como o Trio Siridó e Trio do Nordeste, até os formados na onda do forró universitário, caso do Forró com Site, Balalaika e Forró BJU.

Produtor de festas de forró há oito anos, Gilson Mendes considera a cidade um celeiro de trios e bandas do gênero, que só fica atrás de São Paulo com 50 grupos, e Rio de Janeiro com 30. ;Brasília tem uma qualidade musical incrível, com gente de forró espalhada por todo o DF. Muitos deles tocam o ano todo, até fora da cidade. Porém, a maioria tem que dividir o forró com uma segunda atividade para sobreviver;, conta o produtor.

Ele lembra que saiu daqui o melhor grupo de forró pé de serra do Festival Nacional de Forró 2011, que aconteceu em Itaúnas, no Espírito Santo, e reuniu mais de 200 grupos na disputa pelo prêmio. ;O Raízes do Sertão tirou o primeiro lugar. A performance do vocalista Rogerinho e o repertório fino, com músicas de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, fizeram deles a melhor banda de forró do país;, elogia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação