postado em 25/06/2012 15:40
Nesta segunda-feira (25/6) completa-se três anos da morte do rei do pop, Michael Jackson, vítima de uma intoxicação aguda do anestésico propofol. A notícia da morte precoce do astro, que tinha 50 anos, pegou de surpresa os que aguardam sua nova turnê ;This is it;, que marcava a volta do cantor aos palcos, prevista para julho de 2009. Michael deixou uma legião de fãs, muitos deles brasileiros.
Ao longo de sua trajetória artística o astro esteve no Brasil por três vezes. A primeira, em 1974, ainda adolescente, realizou apresentações com os irmãos, pelo grupo The Jackson 5, em algumas capitais como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1993, o cantor retornou ao país com carreira solo e já renomado como o rei do pop. Na ocasião, Michael veio com a turnê mundial ;Dangerous World Tour;, que realizou dois shows no estádio do Morumbi, em SP, esgotando todos os ingressos.
[SAIBAMAIS]Em sua última passagem pelo Brasil, em 1996, Michael gravou o clipe da canção "They Don;t Care About Us", na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro e no Pelourinho, em Salvador.
O mesmo local que serviu de cenário para o clipe, na favela carioca, se transformou no teto de uma escola de música para crianças carentes. Na gravação em Salvador, para a mesma música, o astro cantou e dançou com o grupo Olodum.
Homenagens
Uma estátua de bronze do astro pop foi erguida um ano após sua morte na favela Santa, mesmo local onde o cantor gravou cenas do videoclipe. A obra, produzida pelo artista plástico Estevan Biandani, retrata o cantor com o mesmo visual do clipe em 1996, olhando pela favela.
A laje utilizada como cenário também recebeu um mosaico do cantor feito pelo artista plástico Romero Britto. O espaço, que antes já era chamado de "Laje Michael Jackson", recebeu oficialmente o nome do cantor.