Diversão e Arte

Festival Internacional da Cidade de Goiás anuncia no sábado os vencedores

Irlam Rocha Lima
postado em 29/06/2012 09:18

Mostras competitivas de filmes para cinema e tevê, fóruns e shows integram a programação da 14; edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que desde a última terça-feira vem movimentando a Cidade de Goiás, antiga capital do estado. Neste ano, o evento celebra o historiador, pesquisador e poeta goiano Paulo Bertran, que ganhou uma mostra em sua homenagem.

Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adinair França e Luiz Gonzaga, o Fica teve início em 1999, sob a coordenação de cineasta João Baptista de Andrade, transformando-se num novo marco da cultura em Goiás. Foi o cineasta que criou o regulamento, o formato da mostra e estabeleceu a premiação. O festival, que movimenta o setor cultural e fomenta o turismo, abre espaço para as discussões sobre o desenvolvimento sustentável, não apenas na tela, mas com oficinas e mesas-redondas e palestras tendo como tema central as questões ligadas ao meio ambiente. Visa com isso, a melhor relação entre o homem e a natureza, segundo seus idealizadores.



A extensa programação da mostra, aberta na última terça-feira, inclui 19 filmes do Brasil, Alemanha, Portugal, República Tcheca, China, Bolívia e Guiné Equatorial. Nesta edição, os filmes brasileiros são maioria, com 13 produções originárias do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Geraes, Pernambuco e Amazonas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação