Diversão e Arte

Cantora Alexia Bomtempo grava músicas em inglês de Caetano Veloso

postado em 03/07/2012 08:00
Alexia reviveu a infância ao gravar as canções em inglês de Caetano
Quando criança, morando nos Estados Unidos, Alexia Bomtempo ouvia a mãe cantando London, london em casa. A canção que marca o exílio de Caetano Veloso em Londres, entre os anos de 1969 e 1972, trazia à menina algo de familiar. Mesmo que não por questões políticas, ela também se sentia uma exilada. ;A minha mãe é americana; meu pai, brasileiro. A minha vida inteira foi meio lá e meio cá;, disse a cantora ao Correio. A música falava de solidão e de certo estranhamento diante da paisagem e das pessoas estrangeiras, sentimento comum a Caetano e a Alexia.



Nascida nos Estados Unidos e com dupla nacionalidade, a cantora de 28 anos optou por viver definitivamente por aqui há sete anos. Em uma aula de canto, em 2008, resolveu relembrar London, london. O professor e preparador vocal Felipe Abreu se impressionou e teve a inspiração para produzir um disco apenas com canções de Caetano em inglês interpretadas por ela. ;Foi uma ideia inédita, ninguém nunca gravou essas músicas juntas;, observa a moça. Alexia, fã do baiano, viu ali a oportunidade de revisitar sua infância, quando o pai lhe apresentara o álbum Transa, em fita cassete.


Três perguntas // Alexia Bomtempo

Caetano ouviu o disco?

"A feitura desse trabalho durou dois anos, fizemos tudo com muita calma. Durante o processo, em 2010, o Felipe chamou o Dé Palmeira para coproduzi-lo. No meio disso, mandamos algumas das músicas para o Caetano e ele adorou. Disse que a gente ;conseguiu ressuscitar essas canções;."

Você, que é fluente nas duas línguas, acha que as composições dele em inglês, em termos de letra, atingem a mesma profundidade e a criatividade das em português?

"Sem a menor dúvida. Isso foi uma das primeiras coisas que observei para conseguir cantar as músicas. Não daria para gravar uma coisa que não fizesse sentido para mim. Eu acho genial esse repertório! As letras são maravilhosas, com imagens maravilhosas. Talvez um falante nativo não tivesse a ideia de expressar aquelas coisas do jeito que ele expressou por ser brasileiro".

Além do fato de serem em inglês, podemos dizer que há uma unidade temática nas composições escolhidas por você?

Há vários temas que se repetem nos discos que o Caetano fez na época de Londres, como o sentimento de não pertencimento, de estranheza. Também a necessidade de auto-afirmação, de não aceitar rótulos de ninguém, como em You don;t know me. Em Lost in the paradise, ele diz: ;Just let me say who am I (Só me deixe dizer quem eu sou);. Tem a ver com se perder dentro de si e saber quem você é, e também muito a ver com a idade, os vinte e poucos anos. Passo muito por isso também".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação