Diversão e Arte

Festa Literária de Paraty começa hoje em edição comemorativa de 10 anos

postado em 04/07/2012 09:01

Talvez não seja por mera casualidade que a décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), desta quarta-feira (4/7) a domingo, tenha Carlos Drummond de Andrade como homenageado da vez. A Flip chega a 2012 com status de grande plataforma (midiática e editorial) do livro e, principalmente, de quem o escreve. Durante cinco dias, num trecho do litoral do Rio de Janeiro, o escritor é sempre a atração mais concorrida, a estrela de um evento já consolidado em cenário nacional e internacional. Nada melhor que começar a décima edição, portanto, com palavras, faladas e escritas, de dois autores de prestígio: Luis Fernando Verissimo abre a edição, na noite de hoje, fazendo um balanço de dez anos de Flip. Depois, Antonio Cicero e Silviano Santiago discutem a obra de Drummond. O músico pernambucano Lenine comanda o show que abre a festa.


São 43 autores convidados este ano. Entre eles, alguns já conhecidos, como o inglês Ian McEwan, que participou em 2004 e agora divulga o lançamento mundial de Serena, romance ambientado no início dos anos 1970. Único Nobel da edição e quinto laureado com o prêmio máximo da literatura a integrar a Flip, o francês J.M.G. Le Clézio cancelou a vinda por problemas de saúde. O sociólogo norte-americano Richard Sennett, por motivos pessoais, foi trocado pelo indiano radicado nos Estados Unidos, Suketu Mehta, autor de Bombaim: Cidade máxima.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação