Diversão e Arte

Feira de artesanato homenageia centenário de nascimento de Luiz Gonzaga

postado em 05/07/2012 19:09
Rio de Janeiro ; Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, é o grande homenageado da 13; Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será aberta nesta sexta-feira (6/7) no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na cidade de Olinda. A feira é considerada a maior do gênero na América Latina. Este ano está sendo comemorado o centenário de nascimento do músico pernambucano. Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro e morreu em 2 de agosto de 1989.

O gerente de Feiras e Eventos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, André Burle, disse à Agência Brasil que a expectativa é atingir um público de 300 mil pessoas. Os visitantes poderão conhecer, até o dia 15 deste mês, os produtos confeccionados por 5 mil artesãos de todo o Brasil e de mais 40 países, distribuídos por 800 estandes. No ano passado, o número de visitantes somou 295 mil pessoas.

Cerca de 4,5 mil expositores participaram no ano passado do evento, que gerou R$ 33 milhões em negócios. Burle acredita que esse número poderá ser superado. ;Como temos visto em todos os anos um acréscimo na movimentação de vendas, esperamos aumentar também este ano;.

Ele considera a Fenearte uma ;vitrine; para o Brasil. ;Porque vêm colecionadores, lojistas, conhecedores de arte de várias partes do mundo;. Ressaltou que a feira é uma oportunidade de o artesão comercializar toda a sua produção ;e conseguir ter encomendas para todo o ano;. Burle destacou ainda que a feira possibilita um intercâmbio de culturas, de conhecimentos e de novas técnicas de produção.



Durante os dez dias da feira, o público terá contato com a obra do Rei do Baião, cuja figura vai estar presente em todo o espaço, seja por meio de suas músicas ou dos ícones que constavam das composições, como a sanfona, o gibão, o chapéu de couro, ;que eram a marca de Luiz Gonzaga;, disse.

Os visitantes poderão participar ainda de palestras e shows gratuitos, com profissionais dos segmentos de arte e design, informou a assessoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A 13; edição da Fenearte conta com patrocínio de R$ 200 mil do banco. Segundo o BNDES, a feira contribui para a geração de emprego e renda ;para milhares de artesãos brasileiros inseridos na lógica dos arranjos produtivos locais e da economia solidária;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação