Diversão e Arte

Confira as sinopses dos filmes da mostra competitiva do BIFF

postado em 12/07/2012 08:30

Com 12 títulos em competição na Mostra Competitiva, o Biff apresenta um programa marcado pela presença de produções europeias e destaques da América Latina que participaram dos festivais internacionais de Cannes, Berlim, Veneza, Locarno e Sundance. Todos os filmes selecionados foram assinados por diretores em início de carreira que concorrem a prêmios no total de 50 mil dólares. O ator Robert Pattinson, da série Crepúsculo protagoniza Bel Ami ; O sedutor (coprodução entre Inglaterra, França e Itália). Bel ami, filme com maiores chances de produzir apelo popular também estão as atrizes Uma Thurman, Christina Ricci e Kristin Scott Thomas. O planeta solitário é estrelado pelo mexicano Gael García Bernal enquanto Victoria Abril está em A mulher que escovou suas lágrimas. Leia as sinopses completas:

SINOPSES

Una noche

(USA/Cuba/Inglaterra, 2012, 90min)

De Lucy Mulloy. Com Dariel Arrechaga, Anailín de la Rúa de la Torre e Javier Núñez Florián

Três jovens cubanos sonham em fugir da ilha e começar a vida em Miami. Retrato convincente da vida moderna na capital de Cuba. Premiado no Festival de Berlim em 2012 e prêmios de melhor direção, ator e fotografia no Tribeca Film Festival.

[SAIBAMAIS]A mulher que escovou suas lágrimas

(The woman who brushed off her tears, Macedônia/Bélgica/Alemanha/Eslovênia, 2012, 103min)

De Teona Miteveska. Com Victoria Abril, Labina Mitevska e Jean Marie Galey.

As histórias de duas mulheres que habitam cantos muito diferentes da Europa se convergem em contraste com os estilos de vida de uma parisiense amargurada e corajosa moça que estimula a modernidade em Juruci, uma comunidade rural da Macedônia.

Habibi

(Emirados Árabes/Palestina/Holanda/USA, 2011, 78min)

De Susan Youssef. Com Kais Nashif, Sami Said, Yosef Abu Wardeh e Najwa Mubarki.

Dois estudantes da Cisjordânia são forçados a voltar para suas casas em Gaza. Layla se torna inacessível para Qays e ele começa a grafitar poesias por toda a cidade. Primeiro filme de ficção filmado na Faixa de Gaza em 15 anos. Prêmio de melhor filme, melhor atriz e melhor edição no Festival Internacional de Cinema de Dubai e troféu Câmera Novo no Festival Cinema Novo de Brugge.

Planeta solitário

(The loneliest planet, USA/Alemanha, 2011, 113min)

De Julia Loktev. Com Gael Garcia Bernal, Hani Furstenberg e Bidzina Gujabidze.

Jovem casal decide viajar por regiões remotas alguns meses antes de se casar. Um incidente apresentará a verdadeira natureza dos dois. Inspirado em A curta vida feliz de Francis Macomber, de Ernest Hemingway. Grande Prêmio do júri do Afi Fest, de Los Angeles, Golden Tulip do Festival de Istambul e o Golden Lady do Las Palmas de Gran Canaria International Film Festival.

Bel ami ; O sedutor


(Idem, França/EUA, 2012, 102min)

De Declan Donnelan e Nick Ormerod. Com Robert Pattinson, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas e Christina Ricci.

Um jovem homem usa métodos pouco ortodoxos para alcançar status social em Paris no século 19. Baseado no livro homônimo, escrito por Guy de Maupassant de 1885.

Anistia

(Amnesty, Albânia/Grécia, 2011, 83min)

De Bujar Alimani. Com Luli Bitri, Karafil Shena, Todi Llupi e Mirela Naska.

Uma nova lei permite que prisioneiros albaneses mantenham relações sexuais na cadeia. Uma vez por mês, Elsa faz uma longa viagem de ônibus para visitar seu marido atrás das grades. Prêmio No Berlinale Forum 2011.

Ausência

(Without, USA, 2012, 87min)

De Mark Jackson. Com Joslyn Jensen e Ron Carrier

Mulher tornar-se enfermeira de um homem em estado vegetativo numa distante ilha do Pacífico. Com o tempo, ela precisa lidar com o marasmo, sexualidade, culpa e perda. Vencedor do Film Independent Spirit Awards 2012, melhor diretor no festival Thessaloniki e melhor atriz em Mar del Plata.

Os esquecidos

(Reported Missing, Alemanha, 2012, 86min)

De Jan Speckenbach. Com André M. Hennicke, Luzie Ahrens e Sylvana Krappatsch.

Homem decide investigar por conta própria o desaparecimento de adolescentes, entre eles, sua filha. Lentamente começa a perceber que o mundo como ele conhecida mudou. Prêmio no New Talent Copenhagen International Film Festival.

Avalon

(Suécia, 2012, 76min)

De Axel Petersén. Com Johannes Brost, Peter Carlberg e Léonore Ekstrand

Livre de uma tornozeleira judicial, Janne decide abrir uma casa noturna chamada Avalon no subúrbio chamado Avalon até que um acidente atrapalha seus planos. Melhor filme no Festival de Toronto.

O ano do tigre

(Chile, 2011, 82min)

De Sebástian Lelio. Com Luis Dubó e Sergio Hernández.

Homem aproveita a confusão durante o terremoto de 27 de fevereiro de 2011 no Chile para escapar da prisão. For a das grades, ele precisa procura pelos entes queridos quando se depara com um tigre enjaulado. Prêmio do Júri no Festival de Locarno 2011

Hoje

(Tey, França/Senegal, 2012, 86min)

De Alain Gomis. Com Saül Williams, A;sa Ma;ga, Djolof M;bengue e Anisia Uzeyman

Homem pressente a própria morte e decide vagar pelas ruas da cidade natal, no Senegal para reencontrar seu passado.

Kawboy

(Idem, Holanda, 2012, 81min)

De Boudewijn Koole. Com Rick Lens, Loek Peters, Susan Radder e Ricky Koole.

Menina de 10 anos vive numa família disfuncional e precisa encontrar uma maneira de apresentar uma nova amizade para os pais. Melhor filme da mostra Generation, em Berlim, 2012; Prix de La Ville de Saint-Quentin no Cinejeune e vencedor do prêmio Unicef Award no Bafici ; Buenos Aires International Film Festival.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação