Diversão e Arte

Veja as sinopses dos longas que fazem parte da mostra Panorama África

postado em 12/07/2012 08:42

Os cinco longas-metragens da mostra paralela do BIFF - Panorama África apresentam a diversidade do continente africano pela escolha de filmes com temáticas variadas e de diretores de várias gerações.

SINOPSES

Otelo em chamas

(Otelo burning, África do Sul, 2012, 72min, drama)

De Sara Blecher. Com Jafta Mamabolo, Thomas Gumede e Sihle Xaba

Aos 16 anos, Otelo Buthelezi entra no mar pela primeira vez e descobre que nasceu para surfar. Porém, no dia que Nelson Mandela é libertado, o surfista é forçado a escolher entre o sucesso e a justiça. Premio Adrienne Shelly em Nova York, em 2011 e prêmio de melhor filme no Cape Wine Lands Film Festival 2012.

A diretora

[SAIBAMAIS]Premiada documentarista, Sara Blecher foi produtora executiva e diretora de Bay of Plenty, série de drama do canal SABC 1 ganhadora do SAFTA. É seu primeiro longa-metragem.

Massa cinzenta

(Grey Matter, Austrália/Ruanda, 2011, 100min, drama)

De Kivu Ruhorahoza. Com Ruth Nirere, Hervé Kimenyi e Ramadhan Bizimana.

O cineasta Balthazar está determinado a realizar o primeiro longa-metragem sobre uma jovem mulher que sofre atrocidades indescritíveis. O filme não encontra o apoio das agências do país, interessadas apenas em financiar filmes otimistas e politicamente favoráveis. Balthazar, imprudentemente, pede empréstimos a um agiota para completar o trabalho.

O diretor

Kivu Ruhorahoza dedicou-se ao cinema após ter largado os estudos de direito, em 2004. Em 2005, tornou-se o diretor do Rwanda Film Festival. Dirigiu o curta-metragem Confession, sucesso ao participar de várias competições internacionais. O longa-metragem, Mati;re Grise, de sua autoria foi selecionado em 2011 no Tribeca Film Festival.

Morte à venda

(Death for Sale, Alemanha/Bélgica/Emirados Árabes Unidos/França/Marrocos, 2011, 117min, drama)

De Faouzi Bensa;di. Com Fehd Benchemsi, Fouad Labiad e Mouchcine Malzi.

Na cidade portuária de Tetouan, no Marrocos, três amigos trapaceiros decidem roubar a maior joalheria da cidade para fugir de um futuro sem esperanças. Vencedor do prêmio Panorama do Festival de Berlim 2012.

O diretor

Ouriundo do teatro Faouzi Bensa;di migrou para o cinema em 1997 com a direção do curta-metragem The Cliff, vencedor de 23 prêmios em festivais na França e no exterior. Em 2000, dirigiu dois curtas: The Wall, premiado em Cannes, e The Rain Line, ganhador em Veneza. Seu primeiro longa-metragem, A thousand months, também foi premiado em Cannes, em 2003.

Fim de dezembro

(Fin Décembre, Tunísia, 2010, 104min, drama/comédia)

De Moez Kamoun. Com Hend El Fahem, Dhafer El Abidine e Lotfi Abdelli.

A moradora de um vilarejo no topo de uma montanha na Tunísia, abandonada pelo namorado, conhece um jovem imigrante francês que talvez mude sua vida.

O diretor

Moez Kamoun é natural da Tunísia e trabalhou em grandes produções norte-americanas como Star Wars, de George Lucas e O paciente inglês (1996), de Anthony Minghella. É o segundo longa da carreira.


Terra sonâmbula

(Moçambique/Portugal, 2007, 95min, ficção)

De Teresa Prata

Um diário encontrado ao lado de um cadáver narra a história de uma mulher que procura pelo filho. O texto inspira dois adolescentes a procurarem a escritora que pode ser a mãe de um deles. Prêmio Fipresci no Festival Internacional de Kerala, na Índia (2008), melhor realização Famafest, de Portugal (2008), prêmio da lusofonia asian, african and latin american film festival, milão (2008), prêmio do público e menção honrosa da anistia internacional.

A diretora

Teresa Prata é brasileira. Estudou cinema em Berlim e atualmente vive em Moçambique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação