Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional faz excursão bem-sucedida pelo país

postado em 12/07/2012 09:28

O Teatro Nacional Cláudio Santoro é considerado a casa da Orquestra Sinfônica. Sobre seu palco mais nobre, o tablado da Sala Villa-Lobos, os músicos encantam a plateia semanalmente, às terças-feiras. De vez em quando, porém, a Sinfônica espalha seu virtuosismo por outros lugares. Encerrando o primeiro semestre, deu um rasante por São Paulo e Campos do Jordão, a convite da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp. Fez dois concertos dentro da programação do 43; Festival de inverno de Campos do Jordão, o mais destacado evento de música clássica da América Latina. Durante a temporada paulistana, teve a companhia do tcheco Trio Smetana, um dos principais representantes da música camerística na Europa.

A primeira parada foi em uma fria manhã de domingo, na mais prestigiosa e bonita sala de concertos do país, a Sala São Paulo. Trata-se do antigo edifício da estrada de ferro sorocabana, erguido em 1925, seguindo o estilo neoclássico, contíguo à Estação Júlio Prestes. Hoje, quem se senta entre as colunas que circundam as 1.490 poltronas entra facilmente em estado meditativo, dada a acústica perfeita e a exuberância visual. ;O teto é forrado por placas reguláveis de madeira, que ajustam o volume em patamares diferentes;, afirma o maestro Cláudio Cohen, que participou da criação da nova Osesp e sente-se em casa no local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação