Diversão e Arte

Atriz espanhola Victoria Abril protagoniza filme de destaque no Biff

postado em 18/07/2012 09:11
Cena de A mulher que escovou suas lágrimas: um filme todo feito por mulheres de vários países
O Brasília International Film Festival (Biff) coloca-se, em parte, como um festival feminino. Uma mostra toda dedicada ao cinema latino-americano feito por mulheres, a Cara Latina, está em curso e a grande homenageada da edição foi a atriz francesa-dinamarquesa Anna Karina. Nos bastidores da mostra, trabalham mais mulheres do que homens. Elas também estão inseridas nas comissões de seleção e no júri da competição. Isso é como o festival se apresenta do lado de cá dos filmes, mas é dentro da tela que se percebe o avanço delas no mundo cinematográfico.

Dois filmes espalhados pela programação apresentam papéis femininos que chamam a atenção pela força da mulher. Um dos títulos da mostra competitiva, a coprodução entre Grécia, Macedônia, França, Alemanha e Bélgica, A mulher que escovou suas lágrimas é todo feito por mulheres. A diretora é a grega Teona Strugar Mitevska, que também escreveu um roteiro de conexões improváveis. Helena (a espanhola Victoria Abril) foge de Paris para se afastar das consequências de uma tragédia familiar, na qual ela pode ter envolvimento direto. No percurso encontra-se com Aysun (Labina Mitevska, irmã de Telonia), igualmente fugindo de um passado que precisa esquecer. No cruzamento da parisiense com uma a estranha fugida da Macedônia, as visões de vida das duas vão se cruzando e aprendendo a olhar para outro horizonte. Teona Strugar Mitesvska, dirigindo o terceiro longa-metragem da carreira, trabalha com refinamento visual constante para tratar de um tema tão feminino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação