Diversão e Arte

Brasília Internacional Film Festival consagra a produção holandesa Kauwboy

postado em 22/07/2012 22:10

Representantes da embaixada da Holanda recebem o prêmio de melhor filme, em nome de Boudewijn Koole, pelo filme

O Brasília International Film Festival (Biff) consagrou o filme holandês Kauwboy, de Boudewijn Koole, com o troféu de melhor filme da competição. Em cerimônia, na noite deste domingo (22/7), no Cine Cultura Liberty Mall, foram entregues os prêmios nas categorias melhor filme, roteiro, direção, ator e atriz da primeira edição do festival internacional de cinema de Brasília. ;Kauwboy é um filme para crianças e aborda uma temática pesada. Era importante ser abordada tanto para adultos e jovens;, agradeceu Sara Cohen, representante da Embaixada da Holanda. Não havia nenhum representante do filme na cidade.

Produzido nos Países Baixos, Kauwboy narra a relação entre um pai e um filho com delicadeza. Rick Lens, um ator mirim, ficou com o prêmio de melhor intérprete concorrendo com as atuações viscerais de Luis Dubó e Sergio Hernández (ambos de O ano do tigre) e do ótimo Saul Williams em Tey, entre outros. Mesmo com a pouca idade, Lens soube dar densidade ao personagem de uma criança solitária, refugiada na amizade improvável com um pássaro caído de um ninho.

Ausência, um indie americano ambientado numa ilha distante, também ficou com dois prêmios entre os cinco distribuídos. O cineasta estreante Mark Jackson levou o troféu de melhor direção. A boa condução de Jackson passa pela assinatura do roteiro, produção e edição do primeiro longa-metragem da carreira. Considerada a melhor intérprete da primeira edição do Biff, a norte-americana Joslyn Jensen, protagonista do misterioso filme, já havia acumulado prêmios de interpretação no Slamdance Film Festival, Florida Film Festival, Festival de Mar del Plata e Festival International du Film de Marrakech pelo mesmo papel.

Em Brasília, a iniciante concorria com a veterana Victoria Abril (A mulher que escovou suas lágrimas) e o trio de atrizes hollywoodianas: Uma Thurman, Kristin Scott Thomas e Christina Ricci, do elenco de Bel ami ; O sedutor. Não havia nenhum representante da equipe e nem da Embaixada dos Estados Unidos para receber o troféu. Portanto, os prêmios serão enviados posteriormente.

O roteiro do cubano Una noche, escrito e dirigido por Lucy Mulloy, cineasta que viajou até Brasília para acompanhar o festival, foi considerado o melhor da competição. O tema do filme de estreia de Lucy narra um drama cubano muito conhecido no exterior. Três jovens (interpretados por Dariel Arrechaga, Anailín de la Rúa de la Torre e Javier Núñez Florián) intentam chegar até Miami, nos Estados Unidos, atravessando o mar em uma embarcação precária. A película ganhou prêmios no Festival de Berlim deste ano e no Festival de Tribeca, no Canadá. No palco do Cine Cultura Liberty Mall, a cubana ofereceu o prêmio à equipe, a família e a alguém que serviu de inspiração. ;Gostaria de oferecer esse prêmio para minha avó de 100 anos que sempre me inspirou;, disse emocionada.

Lucy Mulloy recebe o prêmio de melhor roteiro - pelo filme

Foram exibidos 50 filmes durante 10 dias de mostra. Cada um dos representantes escolhidos pelo júri oficial formado pela escritora norte-americana Laura Albert, o artista plástico Evandro Salles, o cineasta José Eduardo Belmonte, o crítico de cinema Pablo Gonçalo e a jornalista e escritora Clara Arreguy recebeu 10 mil dólares em cada categoria.

VENCEDORES DO BIFF

Melhor filme: Kauwboy, de Boudewijn Koole
Roteiro: Una noche (Lucy Mulloy)
Direção: Mark Jackson (Ausência)
Ator: Rick Lens (Kauwboy)
Atriz: Joslyn Jensen (Ausência)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação