Diversão e Arte

Festival Internacional Novadança começa e desafia limites do corpo

postado em 30/07/2012 08:09

Em tempos de Olimpíadas, o corpo e seus limites passam a ocupar o centro da arena de discussões. Essa tênue relação também serve como fio condutor para a 15; edição do Festival Internacional da Novadança, que tem início hoje e segue até 12 de agosto. Se no ano passado a reflexão recaiu sobre o corpo e a sexualidade, em 2012 o evento lança um olhar sobre quatro técnicas fantásticas: contato e improvisação, dança aérea, dança de rua e pole dance. ;Além de trabalharem o limite corporal, no sentido da intensa exigência física, elas brincam com a gravidade e têm a ludicidade entre suas características;, destaca Giovane Aguiar, organizador e curador do Novadança.

La resiliencia, da companhia paulistana Ares, será apresentado no sábado, na Sala Martins Pena

;Essas quatro linguagens com as quais decidimos trabalhar não são muito difundidas e ainda estão cercadas por um certo preconceito;, comenta Aguiar. ;A dança de rua, por exemplo, se sofisticou e tem uma imensa variedade de estilos. O pole dance também evoluiu muito e está distante daquele erotismo de boate. Além de mostrar a beleza e a plasticidade das técnicas, é importante lançar um foco de luz para que artistas e público passem a conhecê-las melhor.;

O palhaço Piolin desce a fachada da Biblioteca Nacional, domingo, com o Circo Funâmbulos

Além dos cinco espetáculos, exibidos a partir de quinta-feira (todos sucedidos por debate com os artistas criadores), uma intensa agenda de atividades paralelas tem início hoje. Mônica Maria, do grupo Mirabolantes, oferece um workshop de dança aérea. Hoje também é a primeira oportunidade de dar uma espiada na Mostra de Vídeo para Celular e na sala de vídeo, que chegam à estação de metrô Galeria, das 14h às 18h, e amanhã passam pela estação Águas Claras. Na quarta, será a vez da estação Guará; na quinta, os vídeos aportam em Ceilândia Centro, e a itinerância se encerra na sexta, na estação Furnas, sempre no mesmo horário.

15; Festival Internacional da Novadança

De hoje a 12 de agosto, com apresentações no Sesc Teatro Garagem (913 Sul; 3445-4415) e na Sala Martins Pena do Teatro Nacional (SCN, 3325-6239), entre outros pontos do DF. Ingressos: doação de um livro. Ingressos para o Cabaret Nostalgique (Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, SCES, Tc.2), à venda no site www.loja2.com.br/cabaret ou no Restaurante Green;s (202 Sul e 302 Norte) por R$ 50 (meia). Mais informações: http://festivalnovadanca.blogspot.com.br e http://cabaretnostalgique.blogspot.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação