Diversão e Arte

Poeta João Carlos Taveira lança livro hoje no Carpe Diem da Asa Sul

postado em 08/08/2012 18:00

João Carlos Taveira, 67 anos, é poeta. Em entrevista concedida ao Correio, recitou versos próprios, Drummond, Shakespeare, entre outros mestres da palavra, e apresentou à reportagem o livro de fortuna crítica A arquitetura verbal de Nilto Maciel, a ser lançado hoje, às 18h, no Carpe Diem da 104 Sul. Fã confesso do contista, romancista e poeta cearense, o mineiro de Caratinga diz que sua obra "não tem medo de reconhecer o talento alheio".

"Existem pessoas geniais em todo canto do mundo", avalia. "Gosto de conhecer ; e reconhecer ; a literatura do outro". Eis o livro: em compilação com textos de mais de 100 críticos, Taveira mostra não apenas o "domínio formal da linguagem, com capacidade para mostrar uma maneira (única) de se expressar" de Nilto Maciel ; dá voz a outros críticos literários. "Sou desses. Não temo o sucesso do outro. Se é bom, é bom", resume.

A obra, que retrata sua paixão pela obra do autor cearense da cidade de Baurité, de quem é amigo desde meados dos anos 80, quando Nilto Maciel morava em Brasília, reflete a "inquietação criativa" de Taveira, como ele gosta de pontuar. O livro é uma das 10 fortunas críticas ; prontas ou em desenvolvimento ; que o poeta, revisor e coordenador editorial tem engatilhadas para lançar.

As 325 páginas da publicação são destinadas a avaliar, em ordem cronológica, as obras ao longo dos anos da carreira de Nilton Maciel, nascido em 1945 e ativo na literatura desde os anos 1970. A escolha por um escritor com uma vasta estrada percorrida não é à toa. "A fortuna crítica é um resgate histórico da vida de cada autor escolhido", explica. "Por isso minha preferência por autores com obras consolidadas". E, com seu trabalho de compilação, Taveira consolida mais um livro ; o autor já tem publicadas sete coletâneas de poesias.

Solidão e trabalho
A ideia de desenvolver o livro surgiu em 2009, durante uma palestra. Taveira reuniu os poemas do Alan Viggiano e, durante a apresentação da obra de seu conterrâneo, já quis desenvolver uma fortuna crítica. Em 2010, começou os trabalhos e passou um bom tempo sozinho e fechado. O mineiro tem gosto pelo isolamento quando está em processo de criação.

Logo depois, veio a ideia de escrever sobre a obra de Nilto Maciel, a primeira a ser lançada da possível coletânea. E, apesar da solidão criativa, a sede de se expressar para o mundo existe e está aí. E, como bom poeta que é, Taveira explica sua maneira de criar: "A literatura não funciona sozinha. Criamos em solidão e depois repartimos".

FRASE

"A literatura não funciona sozinha. Criamos em solidão e depois repartimos"
João Carlos Taveira, autor do livro

Serviço
Título:
A arquitetura verbal de Nilto Maciel

Autor: João Carlos Taveira

Preço:
R$ 40

N; de páginas:
325

N; de exemplares:
120

Local de lançamento:
Carpe Diem (104 Sul, Bl. D, Lj. 1; 3325-5301)

Editora:
Thesaurus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação