Diversão e Arte

Toda Rê Bordosa e Diomedes figuram entre os grandes personagens das HQs

postado em 13/08/2012 08:05


Pensar numa galeria com os melhores personagens das histórias em quadrinhos brasileiras não é tarefa fácil. Não pelo excesso de boas criações, justamente pelo contrário. Não são muitos aqueles com personalidade marcante que os permita ser mais do que um arquétipo limitado. Talvez por isso, poucos sejam memoráveis e tenham transcendido as páginas das revistas para ganhar o inconsciente popular. Rê Bordosa foi um deles. Escorada num balcão de bar ou de molho dentro da banheira, a personagem surgida nos anos 1980, na série de tiras Chiclete com Banana, é a personificação bem-humorada da boêmia decadente. O cartunista paulistano Angeli, pai da ;moça;, produziu centenas de histórias com a porra-louca, abordando seus dramas e aventuras etílicas (;Mais uma vodca, Juvenal;, ela diria) e sexuais (;Homem é f***;, outro chavão).



O detetive Diomedes, criação do roteirista e desenhista paulistano Lourenço Mutarelli, tal qual Rê Bordosa, figura entre os melhores personagens dos quadrinhos brasileiros. E assim como a porra-louca de Angeli, o detetive acabou de ter suas histórias reunidas em um único livro, lançado pela Quadrinhos na Cia. Diomedes ; A trilogia do acidente reúne quatro álbuns: O dobro de cinco, O rei do ponto e A soma de tudo, partes 1 e 2, publicados originalmente entre 1999 e 2002, pela Devir. Tiras e esboços inéditos completam a edição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação