Diversão e Arte

Festival de Gramado anuncia nesta noite os vencedores

Ricardo Daehn - Enviado especial
postado em 18/08/2012 14:40

Gramado (RS) - Quebrando a tradição de apresentar excelentes filmes estrangeiros (segmento, neste ano, representado por fitas do Chile, Uruguai, Argentina e Cuba), o 40; Festival de Cinema de Gramado projetou com maior intensidade o brilho do cinema nacional. Logo mais, a partir das 21h, será o momento de conhecer a lista de vencedores dos cobiçados troféus Kikito. Pela coerência inventiva e pelo domínio de linguagem (pouco apegado ao estabelecido), dois longas-metragens saltam léguas à frente, na competição: O que se move (São Paulo) e O som ao redor (Pernambuco).

Ambas fitas de estreantes em longas (respectivamente, Caetano Gotardo e Kleber Mendonça Filho) se impõem pela qualidade do roteiro, pelas inspiradas interpretações e pela injeção daquilo que mais comanda a atenção no cinema: o despertar da curiosidade e das emoções.

[SAIBAMAIS]Sob a ótica do estreitamento da relação com um público mais amplo, outro longa em competição, Colegas, tem cacife para surpreender. Trata-se de uma comédia espirituosa que alinha três improváveis assaltantes (num trio que tem a Síndrome de Down), todos empenhados no crime maior de perseguirem os próprios sonhos, numa conjuntura salpicada de referências cinematográficas. No quesito trilha sonora, o embate previsto é, com vantagem, entre os arranjos de André Abujamra para o documentário Futuro do pretérito: Tropicalismo now! e a perturbadora sonoridade impressa em Super nada, filme que deverá dar o Kikito de ator para Marat Descartes, na pele de um batalhador das artes cênicas, fadado ao descrédito. Só Breno Viola e Ariel Goldenberg têm possibilidades de desbancá-lo.



Ainda por Super nada, em participação iluminada, o cantor Jair Rodrigues ficaria bem com um prêmio especial. Só uma surpresa muito amarga pode tirar o(s) prêmio(s) de melhor(es) atriz(es) do trio Cida Moreira, Andrea Marquee e Fernanda Vianna (de O que se move), no retrato de maternidades inviabilizadas. Com uma fotografia exuberante, a comédia Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida tem potencial ainda para direção de arte. Prêmios, aliás que ficariam bem nas mãos da equipe de Colegas (digno ainda de um Kikito de montagem). Sem muita ousadia na embalagem, mas cercando uma figura particular e polifônica, o compositor Jorge Mautner, o documentário de Pedro Bial e Heitor D;Alincourt (excessivamente televisivo) deve levar, quando muito, algo como o prêmio especial do júri. Dificilmente, o pernambucano Kleber Mendonça não concentrará a dobradinha melhor filme e melhor direção (além do desenho de som, apesar do episódio ocorrido na exibição de Gramado). Num equilíbrio, há chance de que Caetano Gotardo "roube" o Kikito de Kleber Mendonça Filho, quando o assunto em jogo é roteiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação