Diversão e Arte

Luta Huka-Huka: fortalecimento e purificação dos guerreiros

postado em 26/08/2012 08:02

A luta é uma das mais famosas expressões das etnias do parque. Semelhante à greco-romana, tem regras simples. Ela se inicia com os atletas ajoelhados, girando em círculos, agarrados um ao outro. Ganha quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.

A preparação para lutar envolve sangrias: a pele do guerreiro é arranhada por dentes de peixe-cachorra, para fortalecer e purificar, e em seguida, aplica-se um banho de ervas. Nos meses anteriores, eles também ingerem chás e preparos para forçar o vômito, em uma limpeza interna. Na noite que antecede a disputa, o jejum é obrigatório e nenhum deles dorme. ;Quem dorme, sonha e perde a luta;, diz o ditado. O ídolo do MMA Anderson Silva esteve na aldeia dos índios Kamayurá e perdeu as disputas travadas com os nativos. Ganhou todas, no entanto, sob as regras às quais já está acostumado a lutar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação