Diversão e Arte

Artistas se reúnem com secretário para exigir que FAC não sofra alterações

postado em 06/09/2012 09:22
Artistas e produtores de diversas linguagens artísticas reagiram à tentativa da Secretaria de Cultura do Distrito Federal de alterar a destinação do dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para festividades, como Natal, ano-novo e carnaval, e a recuperação de equipamentos culturais degradados, objetos que sempre tiveram recursos oriundos do governo. Ontem, a mobilização da classe nas redes sociais fez com que o secretário Hamilton Pereira mudasse a reunião do Conselho de Cultura da Sala Pompeu de Souza para o Teatro Martins Pena.

Representante do Fórum de Cultura do DF, o maestro Rênio Quintas rebateu as medidas anunciadas: ;Não aceitamos essa arbitrariedade. Os recursos do fundo são uma conquista da sociedade civil. Ainda acreditamos que possam ser usados de maneira ética;, defendeu. Quintas se refere ao 0,3% da receita corrente líquida do governo, que sustenta o fundo (em 2012 o valor destinado é de R$ 44 milhões, segundo a secretaria). Para a comunidade cultural, o desvio não favorece as produções locais e subtrai o orçamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação